Metodologia para experiência positiva de pacientes é tema de workshop da Agir
Na última quarta-feira, dia 13, foi realizado o workshop: “Aplicabilidade e benefícios do DRG nas unidades Agir”, para profissionais da Equipe DRG, Gerências e Supervisões (Multiprofissional e de Enfermagem) das unidades Crer e Hugol.
O evento foi organizado pela Superintendência de Gestão e Planejamento e Gerência Corporativa Assistencial, com o objetivo de abordar a metodologia DRG, utilizada pela Agir para garantir uma experiência positiva aos pacientes. Além disso, ao longo do encontro foi ressaltada a aplicabilidade do DRG e as suas ações benéficas de qualidade aos usuários.
O Superintendente de Gestão e Planejamento da Agir, Dante Garcia de Paula, entende que o workshop foi de grande relevância, trazendo ainda mais excelência na gestão do cuidado que é praticada pelas unidades gerenciadas pela Agir. Segundo o superintendente, “o DRG, Grupo de Diagnósticos Relacionados, pode trazer, em primeiro lugar, qualidade para o paciente considerando a sua jornada dentro dos estabelecimentos; em segundo lugar, permite mais gestão da economia de saúde e também de custoshospitalares. E em terceiro lugar, permite qualificação na gestão da qualidade, pois fomenta indicadores que são de tomadas de decisão”.
Segundo Dante, fica claro que ao se ter uma metodologia como o DRG passa-se a conhecer melhor o perfil dos pacientes segundo sua gravidade, permitindo comparação entre gravidade, recursos mobilizados e insumos utilizados na prestação da assistência, além de garantir que se discuta todas as comorbidades e patologias associadas a cada caso, sendo também uma ferramenta que traz uma qualificação epidemiológica para o sistema de saúde.