Mutirão de Triagem Cirúrgica do Crer realiza mais de 1.900 atendimentos
Durante os dias 18, 19 e 20 de maio, o Mutirão de Triagem Cirúrgica do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, uma unidade do Governo de Goiás, realizou 1.960 atendimentos a pacientes que vão passar por cirurgia eletiva no hospital. Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a ação atendeu 374 pessoas com a realização de 625 consultas médicas e 1.335 exames pré-operatórios.
Atendendo aos critérios de elegibilidade da fila de espera por cirurgias eletivas, os pacientes foram selecionados e convocados pela SES para a participação no Mutirão. Após passarem por consulta médica e exames de imagem e laboratoriais, os pacientes aptos vão passar por cirurgia na especialidade de ortopedia (quadril, pé/tornozelo, joelho, mão e ombro).
“Reconhecendo o impacto que a pandemia teve na vida das pessoas, principalmente no que tange aos procedimentos cirúrgicos eletivos, e atendendo a um chamamento da SES, organizamos o Mutirão de Triagem Cirúrgica do Crer para otimizar a jornada dos pacientes que aguardam por cirurgia na instituição. A partir de agora, com esses pacientes liberados clinicamente, tem início às cirurgias, que já começam nesta semana. A previsão é que em até 60 dias, todos os 374 pacientes tenham sido operados na especialidade de ortopedia”, explicou o Diretor Técnico do Crer, Dr. Ciro Bruno Silveira Costa.
O senhor Antônio José Evaristo, de 48 anos, foi um dos pacientes atendidos no Mutirão. Após passar por consultas médicas e os exames necessários, ele está apto para o procedimento cirúrgico.
“Essa cirurgia vai melhorar muito a minha qualidade de vida, em todos os sentidos. Após o procedimento meu dia a dia será muito melhor, estou tranquilo e ansioso para a realização da cirurgia e pelos resultados positivos que eu sei que terei. Esse Mutirão agilizou a vida de muitas pessoas, além disso, fomos muito bem tratados. Uma ótima iniciativa”.
“O processo de preparação pré-operatória é imprescindível para a efetivação do agendamento da cirurgia. Otimizar estas etapas através do Mutirão, não só contribuiu para uma maior eficiência desse processo quanto facilitou as vindas do paciente na unidade, uma vez que esta ação permitiu concluir as etapas pré operatórias em um mesmo dia”, explicou a coordenadora do Núcleo Interno de Regulação do Crer, Wanessa Barcelos.
Ao todo, ficaram aptos a passarem por procedimento cirúrgico 374 pacientes divididos nas especialidades de quadril (122), joelho (64), mão (104), ombro (46) e pé/tornozelo (38).
Para atendimento dos pacientes atendidos no Mutirão, o Crer disponibilizou dez médicos especialistas em ortopedia, três cardiologistas e toda estrutura do Centro de Diagnósticos da unidade. Além disso, profissionais da instituição e da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás atuaram no atendimento, apoio e acolhida aos pacientes.
O Mutirão de Triagem Cirúrgica do Crer aconteceu concomitante aos atendimentos rotineiros da instituição.