Crer discute lesões de pele no tratamento de reabilitação durante encontro científico na instituição
Lesões de Pele na Reabilitação foi o tema da reunião científica do mês de maio do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo - Crer, uma unidade do Governo de Goiás. Promovido pela Supervisão de Ensino e Pesquisa da instituição, o encontro reuniu mais de 60 profissionais durante dois turnos de discussões.
"As reuniões científicas são estruturadas pensando no contexto da reabilitação dos nossos pacientes e em proporcionar atualizações científicas com foco na qualificação do nosso time de profissionais. Trabalhamos em prol de um mesmo objetivo, ofertar assistência de qualidade, segura e de excelência, promovendo a melhor experiência ao paciente e buscando executar nosso propósito institucional, que é cuidar de vidas", ressalta a supervisora de Ensino e Pesquisa do Crer, Cristiane Soto Machado.
O encontro científico contou com palestras multidisciplinares, que abordaram diferentes temas relacionados à lesão de pele. As palestras foram:
- Principais lesões na reabilitação e cuidados de enfermagem, ministrada pela enfermeira e membra do Núcleo de Lesão de Pele do Crer, Karla Pereira Cândido;
- Fotomodulaçao e laserterapia no tratamento de lesões de pele na reabilitação, ministrada pela fisioterapeuta e preceptora, Thatiana Moreira Paiva;
- Tratamento de osteomielite, ministrada pelo médico residente do Crer, Renan Correia Arcanjo;
- Nutrição e cicatrização das lesões de pele, ministrada pelos nutricionistas da instituição Fabrício da Paixão Gonçalves Pinto e Ana Clara Rosa de Oliveira;
- Lesão por pressão e Dermatite Associada a Incontinência (DAI), ministrada pela enfermeira e doutora em lesões de pele, Ana Carolina de Castro Mendonça Queiroz.
Segundo a organizadora da reunião científica do mês de maio, enfermeira e tutora de Enfermagem do Crer, Vittória Braz de Oliveira Alves, abordar o tema lesões de pele qualifica e capacita, ainda mais, o profissional para o perfil de atendimento da instituição.
"Uma das principais complicações dos pacientes em tratamento de reabilitação são as lesões de pele: lesão por pressão, skin tears, Dermatite Associadas a Incontinência (DAI), entre outras. Lesões essas que impactam diretamente na qualidade de vida dos pacientes em tratamento. Conhecer formas de prevenção e tratamento e discutir as atualizações científicas com nossos profissionais torna nossa prática mais segura e eficiente", ressalta.








