Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Faq

CRER HDS HUGOL TEIA AGIR HECAD Ensino Agir


Gerais

A Residência Assistencial Santa Marta, inaugurada em janeiro de 2018, faz parte da estrutura hospitalar do HDS e acolhe pacientes ex-moradores da antiga Colônia Santa Marta. É destinada exclusivamente a pacientes, dependentes da tutela do Estado em razão de sequelas da Hanseníase. Na Residência também funciona a Unidade de Cuidados Prolongados que dispõe de 14 leitos para receber pacientes estáveis, cujas patologias sejam crônicas e/ou em cuidados paliativos que necessitem de atendimento hospitalar ou pacientes que precisem de cuidados de transição para a desospitalização segura para retorno à suas respectivas residências.

A contratação de colaboradores se dá pelo regime CLT (celetista), e os processos seletivos são de responsabilidade da Organização Social em Saúde (OSS) gestora do HDS.

Você deve, portanto, acessar o site  da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir) - www.agirsaude.org.br e acessar a área “Trabalhe Conosco”. Os processos seletivos são realizados por edital, e contam com etapas distintas para cada cargo. Não sendo possível participar simultaneamente de mais de um processo seletivo.

O prontuário é um documento sigiloso, e apenas o próprio paciente ou o seu procurador (procuração pública ou assinatura reconhecida como verdadeira) podem ter acesso ao documento em até 10 (dez) dias úteis após a liberação da Diretoria Técnica do hospital.

Para solicitar o prontuário é necessário informar o nome completo do paciente, data de nascimento, nome da mãe, além dos documentos pessoais com foto.

No caso de paciente falecido é necessário apresentar a declaração de óbito e documentos que comprovem o parentesco de primeiro grau do solicitante com o paciente (pais, filhos, cônjuge, irmãos).

Devido ao momento pandêmico, as visitas estão suspensas sem, liberadas apenas para os familiares.

Você deverá ir até uma Unidade Básica de Saúde do Município onde reside.

Após avaliação com um médico da Unidade Básica, caso o médico identifique a necessidade será feito um encaminhamento para o serviço de tratamento de feridas do HDS. Caberá à Central de Regulação de Vagas agendar e comunicar a data  para avaliação no hospital.

Os demais agendamentos de retorno serão realizados pelo próprio hospital.

Você deverá ir até uma Unidade Básica de Saúde do Município onde reside.

Após ser atendido pelo dentista da USB será feito um encaminhamento. Caberá à Central de Regulação de Vagas agendar e comunicar dia e hora da consulta com o dentista nas seguintes especialidades: Dentística, Endodontia e Odontologia Pediátrica.

Você deverá ir até uma Unidade Básica de Saúde do Município onde reside.

Após a avaliação de um médico deverá retirar o Vale-Exame/Chequinho, já autorizado para a realização das sessões de fisioterapia na unidade.

Com o vale-exame em mãos e seus documentos pessoais, você deverá procurar o HDS para agendar a primeira sessão e dar início aos atendimentos de fisioterapia.

Para avaliação em outras especialidades multiprofissionais oferecidas pelo hospital você já deve estar em acompanhamento médico na unidade.

Para agendar consulta no HDS, é preciso ir até uma Unidade Básica de Saúde do Município onde reside (CAIS, CIAMS, PSF, Unidade Básica de Saúde (USB), Centro de Saúde da Família, Postos de Saúde). Após consulta e avaliação com um médico da Unidade Básica, se necessário, será solicitado um encaminhamento para outros especialistas.

O encaminhamento é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde do Município em que você reside, de acordo com as vagas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Central de Regulação de Vagas da Secretaria Municipal de Goiânia realiza os agendamentos com os especialistas no Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) ou em outro hospital que tenha vaga para consulta solicitada.

Após a primeira consulta no HDS, os agendamentos de retorno serão realizados pelo próprio hospital.

O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) oferece atendimento ambulatorial nas especialidades médicas: Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Oftalmologia, Ortopedia, e Psiquiatria. Oferece ainda tratamento especializado em feridas crônicas, com equipe médica e de enfermagem.

Na área da reabilitação oferece ao paciente atendimento multidisciplinar em:

Enfermagem, Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional, entre outras áreas da assistência.

Sim. O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) é uma unidade de saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES/ GO), 100% voltada ao Sistema Único de Saúde (SUS), com gestão compartilhada com a Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), uma Organização Social em Saúde (OSS).