Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias




Aula Magna do Programa de Aprimoramento Profissional em Gestão em Saúde reúne gestores e profissionais atuantes na área


23 de setembro de 2022



Na noite de ontem, 23, a equipe do Ensino Agir, uma unidade da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), promoveu a aula magna do Programa de Aprimoramento Profissional em Gestão em Saúde, com o propósito de oportunizar maiores informações acerca da estrutura e metodologia do programa. À oportunidade, os professores se reuniram para uma aula inicial, em formato de roda de conversa, com a temática “Desafios e oportunidades do setor de saúde em Goiás”.

O objetivo do programa é trazer para o líder e gestor assistencial e gerencial em serviços em saúde a possibilidade de enfrentar, de maneira constante e com excelência, os desafios para assegurar a qualidade do serviço prestado à população, além de um melhor posicionamento e estratégias de mercado.

Além dos professores do programa de aprimoramento, estiveram presentes o Superintendente Executivo da Agir, Lucas Paula da Silva; o Superintendente Técnico Assistencial, Guilhermo Sócrates; a Diretora de Ensino e Desenvolvimento da Agir, Helca Nascimento; o Diretor Administrativo e Financeiro do Hugol, Luiz Carlos Sampaio; e, o Diretor Administrativo e Financeiro do Crer, Paulo César Alves.

“Nós buscarmos proporcionar a transformação e a mudança na área da saúde, fazendo a diferença para cuidar de vidas com excelência e é isso que iremos compartilhar com cada um dos participantes do Programa de Aprimoramento Profissional em Gestão em Saúde”, sinalizou Lucas Paula da Silva.

A responsável pela estrutura de ensino, Helca Nascimento, reforçou que desde o início da pandemia o Ensino Agir começou a ofertar cursos voltados ao público externo, mas que toda essa dinâmica já está presente há bastante tempo em todas as unidades Agir, por meio de programas de aperfeiçoamento profissional, capacitações, treinamentos internos e outras ações que asseguram a qualidade técnica dos profissionais da instituição.

Confira alguns comentários dos professores:

Everton de Macedo da Cunha – coordenador do curso e professor no módulo: Gestão de Projetos em Saúde

Essa é a oportunidade de destacar grandes talentos. Tivemos a oportunidade de tirar esse projeto do aprimoramento do papel e com certeza conseguiremos formar grandes gestores na área da saúde, no estado e no Brasil.

Dante Garcia de Paula – professor no módulo: Gestão estratégica em saúde

Nós queremos mostrar que a estratégia é a execução dos desejos, valores e cultura de uma instituição. Ela é a plataforma de tudo isso, por isso, eu reforço da importância de se trabalhar em um lugar o qual você compartilha dos mesmos valores.

Claudemiro Eusébio Dourado – professor no módulo: Gestão dos Serviços Hospitalares

Quando pensamos em gestão de serviços hospitalares precisamos primeiro pensar se toda a estratégia está alinhada ao propósito da instituição. Quando falamos de serviços que compõem um hospital, eu preciso entender o que é aquela área, com quem ela interage, qual é a forma que ela interage, e, tudo isso balizado em uma governança e controle de resultados.

Ana Karolina Oliveira Barros – professora no módulo: Gestão de Pessoas em Saúde

Hoje posso dizer que a Agir possui um dos maiores setores de recursos humanos do estado de Goiás, com cerca de 110 profissionais, e confesso que cada dia eu aprendo mais com isso, com nossos desafios. Por muito tempo, o recursos humanos foi visto como uma área operacional e hoje é muito mais estratégico.

Daniel Paiva – professor no módulo: Gestão da Hotelaria Hospitalar e Experiência do Paciente

No conceito de hotelaria de hospitalidade temos o lado comercial e o social. O comercial é quando você encontra um leito de UTI adequadamente forrado, que é o básico, mas o grande desafio é o social, que é o momento de gerar dádiva, e assim trazer sempre experiências positivas aos nossos pacientes.

J. Antônio Cirino – professor no módulo: Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde

É comum que nas instituições tenhamos auditorias e avaliações para obtermos dados e verificarmos se tudo o que planejamos está sendo executado. Mas o que fazemos com todos esses dados? Esse é o pulo do gato que esse aprimoramento irá trazer: oportunizar o aperfeiçoamento da qualidade.