Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Hecad


Hecad realiza palestra sobre gerenciamento de resíduos hospitalares


16 de junho de 2023



O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) realizou nesta sexta-feira (16) palestra com o tema Gerenciamento e Cuidados com Resíduos de Serviços de Saúde, no encerramento da Campanha Descarte Amigo. A iniciativa tem o objetivo de ensinar, conscientizar e incentivar os colaboradores do hospital a realizar o descarte correto dos diferentes tipos de resíduos gerados na unidade.

“A geração e a destinação ambientalmente adequada dos resíduos precisam ser uma preocupação constante das organizações, das pessoas, da sociedade”, afirmou a palestrante Stéfany Santos. “O gerenciamento correto de resíduos atua para minimizar a sua produção,  proporcionar uma gestão e destinação eficiente e segura para todos os profissionais que realizam seu manejo, além de preservar a saúde pública e o meio ambiente. Mas isso só é possível com o envolvimento de cada colaborador”, contou a engenheira ambiental.

A palestra abordou também o passo a passo a ser seguido em casos de acidentes com resíduos perfurocortantes ou contaminados. “É muito importante saber o que precisamos fazer quando um acidente acontece com algum colega de trabalho ou mesmo com a gente. Aprender coisas novas e atualizar o conhecimento que a gente já possui é muito útil para o nosso proceder no dia a dia”, afirmou a enfermeira Janaina Faria.  

A Campanha Descarte Amigo foi criada pelo Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt). Segundo a supervisora da área, Marcela Xavier, a campanha buscou aliar a promoção de mais saúde e segurança para os trabalhadores à sustentabilidade ambiental. “Através de ações in loco, de forma dinâmica e lúdica, do contato com os colaboradores, tivemos a oportunidade de identificar os pontos que precisam de melhorias referente ao tema e levar treinamentos mais específicos para superarmos essas dificuldades”, contou.