Biossegurança é tema de treinamento no Hecad
Os colaboradores do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) participaram nesta segunda e terça-feira (07 e 08/08) de treinamento sobre Biossegurança e Prevenção de Infecções, organizado pela Coordenação de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde (CCIRAS) da unidade. Segundo a enfermeira Renata Benevides, que ministrou a capacitação, a iniciativa buscou resgatar o conhecimento dos profissionais sobre o tema e reforçar a adoção de medidas de prevenção à infecções hospitalares.
“A biossegurança é o conjunto de procedimentos, técnicas e dispositivos capazes de eliminar ou minimizar os riscos inerentes às atividades profissionais que podem comprometer a saúde do homem. No ambiente hospitalar, a biossegurança precisa ser uma prática e uma preocupação constante dos profissionais para preservar a si mesmos, seus familiares e seus pacientes”, explicou a enfermeira da CCIRAS.
O conteúdo do treinamento envolveu os tipos de precaução, com suas respectivas indicações e equipamentos de proteção necessários, além do tempo de sobrevivência de diversos microorganismos nas superfícies, as principais áreas de contaminação dentro do hospital, as bactérias mais resistentes e as condutas básicas para prevenir contaminações.
Para o psicólogo Luis Figueiredo, a capacitação trouxe importantes alertas para a proteção individual e coletiva, como a higienização de óculos e aparelhos celulares. “É um tema muito importante e precisamos sempre relembrar a necessidade de inserir ou reforçar na rotina essas ações para que no dia a dia a gente fique mais seguro”, contou o colaborador.