Hecad realiza treinamentos sobre Protocolo Cirurgia Segura
O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente realizou nesta segunda e terça-feira (26) série de treinamentos sobre o Protocolo Cirurgia Segura, que tem o objetivo de reduzir a ocorrência de incidentes, eventos adversos e mortalidade cirúrgica, além de ampliar a segurança dos procedimentos. A capacitação contou com apresentação teatral que buscou evidenciar os riscos e erros que a não aplicação do protocolo pode acarretar.
Para a supervisora de enfermagem do Centro Cirúrgico, Valéria Abreu, o cuidado seguro é resultado do engajamento dos profissionais de saúde em consonância com processos e sistemas adequados nas instituições. “Por isso, nós reforçamos de forma coordenada e permanente a execução do protocolo nas cirurgias. O treinamento é mais um esforço para trazer esse conteúdo de forma leve e que permitisse um aprendizado mais efetivo”, afirmou a supervisora.
A metodologia de apresentação do conteúdo do protocolo foi elogiada pelos colaboradores. “O visual faz toda a diferença, a encenação deixou o treinamento bem mais atrativo e dinâmico, o que nos ajuda a reter o conteúdo e é bem mais proveitoso do que ficar apenas na teoria, nos slides”, contou a técnica em enfermagem Tatiana Gomes. “Além de ampliar o nosso conhecimento, a apresentação mostrou na prática a relevância da aplicação do protocolo no nosso dia a dia. Isso nos ajuda a aperfeiçoar as boas práticas que já executamos e a adotar comportamentos mais seguros”, disse a profissional.