Tradição e fé marca a festa de Folia de Reis no HDS
Aconteceu na manhã de ontem, 27/12, a tradicional Festa de Folia de Reis, que marcou o encerramento da programação de fim de ano do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta – HDS, unidade da SES-GO. O grupo de foliões Magos do Oriente se apresentou no Espaço Vivência da instituição promovendo uma atmosfera festiva com músicas típicas e alegria contagiante.
Pacientes, colaboradores e a comunidade circunvizinha ao hospital participaram da festa, que uniu tradição, religião e fé em um só evento. “A tradição da Folia de Reis representa muito para os nosso pacientes moradores. Para eles, essa é a festa mais esperada e de maior apelo sentimental, por isso organizamos tudo, para que eles se voltem para suas raízes e convicções”, explicou a supervisora da Residência Assistencial, Cledma Pereira Ludovico.
“Nos alegra muito ver a comunidade unida, compartilhando sorrisos e celebrando juntos essa tradição. Agradeço a todos os envolvidos, desde os organizadores até cada participante e colaborador. Este evento não é apenas uma celebração cultural, mas também uma manifestação do espírito coletivo que define a atuação das nossas equipes”, destaca o Diretor-geral, Luiz Carlos Junio Sampaio Teles.
A Folia de Reis é uma tradição cultural profundamente enraizada em várias regiões do Brasil, e sua importância transcende o entretenimento e a diversão. Esta celebração tem raízes religiosas e históricas que têm desempenhado um papel vital na preservação da cultura e na promoção da comunhão e identidade comunitária.
No HDS essa expressão cultural imprime fé e espiritualidade, e também uma oportunidade de renovar os votos religiosos, além de ser uma manifestação vibrante e diversificada.
Cledma explica, que a Cia Magos do Oriente tradicionalmente se faz com componentes que tem sua história ligada à antiga Colônia Santa Marta. “Essa Cia nasceu dentro da própria Colônia e hoje mantém o legado com alguns dos velhos foliões passando a sabedoria popular aos filhos e parentes, para que seja possível dar continuidade aos costumes antigos. Os grupos de foliões se organizam para visitar casas, cantar, dançar e compartilhar alegria com os moradores locais. Isso fortalece os laços comunitários, promovendo um senso de pertencimento e coesão entre os participantes. Portanto, desempenha um papel significativo na promoção da cultura, história, espiritualidade, coesão comunitária e economia local”.
É uma tradição que une as pessoas, celebrando a riqueza da diversidade cultural brasileira. Preservar e valorizar a Folia de Reis é essencial para manter viva essa parte importante da identidade cultural do Brasil.