Hecad capacita familiares para atuarem no cuidado com crianças traqueostomizadas
O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) realizou na última semana capacitação sobre cuidados com crianças traqueostomizadas, em alusão ao Dia Nacional da Criança Traqueostomizada, celebrado em 18 de fevereiro. Para o coordenador da equipe multiprofissional do Hecad, Lucas Machado, a ação visa qualificar a rede de apoio de crianças que passam por traqueostomias para oferecer a assistência adequada aos pequenos e diminuir os riscos de complicações.
“O Hecad busca fortalecer o vínculo com as famílias e promover a qualificação do cuidado que os pacientes traqueostomizados receberão em casa. É um momento importante para que as famílias compreendam como a traqueostomia funciona, quais os pontos de atenção, como realizar o manejo e porque os cuidados diários com o dispositivo são tão importantes para proteger a saúde dessas crianças”, afirmou o coordenador.
A iniciativa foi realizada em conjunto com a equipe de otorrinolaringologia pediátrica da unidade e mesclou momentos teóricos e práticos para que os familiares pudessem tirar todas as dúvidas sobre as rotinas de cuidados. “Nós reforçamos como o cuidador precisa atuar para que o banho, passeio e a hora de brincar da criança traqueostomizada transcorram com segurança, além de explicitar quando procurar ajuda médica, qual o intervalo ideal para a troca de cada dispositivo, como realizar essas trocas de forma adequada e como aspirar as cânulas”, disse a otorrino pediatra do Hecad, Mayara Moreira.
“É um momento muito importante porque às vezes temos medo de manusear os dispositivos ou de aspirar a criança por pensarmos que pode doer, incomodar, que vai machucar e que a traqueostomia é algo muito agressivo”, contou Daiane Letícia, mãe do pequeno Arthur Vilarinho, que passou por traqueostomia no Hecad. “A capacitação é importante para nos mostrar como cuidar dos nossos filhos da forma correta e como a traqueostomia na verdade é uma alternativa viável, que permite que eles respirem, que os mantém vivos”, afirmou.