SAD do HDS implanta prontuário afetivo para fortalecer vínculos com pacientes
“Gente que cuida de gente”, frase que define a atuação da equipe do Serviço de Atenção Domiciliar do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), prova disso foi a recente implementação do prontuário afetivo em seu serviço de atendimento domiciliar. Uma abordagem que busca compreender o paciente como um ser humano completo, levando em consideração não apenas suas condições médicas, mas também suas experiências de vida, emoções, fortalecendo os vínculos e reconhecendo a subjetividade de cada indivíduo.
“A implementação desse modelo de prontuário envolve uma abordagem mais empática por parte dos profissionais de saúde, que são incentivados a dedicar tempo para ouvir e compreender as histórias de vida dos pacientes. Isso não só promove uma relação mais próxima entre o paciente e sua equipe de cuidados, mas também pode ter impactos positivos na adesão ao tratamento e nos resultados de saúde”, explica o Supervisor do serviço, Thiago Delano.
A idealizadora, a Terapeuta Ocupacional, Viviane Amaral Oliveira, afirma que quando um paciente se sente verdadeiramente ouvido e compreendido, ele é mais propenso a se envolver ativamente em seu próprio cuidado e a seguir as orientações médicas. “O prontuário afetivo foi pensado como uma forma simples de acolher os pacientes por meio de um atendimento mais humanizado, mesmo no atendimento domiciliar. Através do prontuário afetivo, a equipe assistencial e até mesmo visitantes, poderão se referir ao paciente pela forma que ele gosta de ser chamado, saber as preferências musicais, religião, comida preferida, profissão e através da foto conhecer melhor a fisionomia do paciente, que em muitos casos está diferente devido o adoecimento” afirma Viviane.
O uso do prontuário afetivo no serviço de atendimento domiciliar do HDS já demonstrou resultados promissores, com relatos de pacientes se sentindo mais valorizados e compreendidos pelos profissionais de saúde. “ A equipe cuida do meu filho com tanto carinho, o prontuário com a foto dele antes do acidente só mostra o quanto vocês se importam com cada pessoa”, ressalta Geralda Gomes, mãe do paciente Leonardo Emmanuel Barbosa Gomes.
Para Thiago Delano, à medida que a saúde caminha em direção a uma abordagem mais humanizada e centrada no paciente, iniciativas como o prontuário afetivo destacam-se como exemplos inspiradores de como a empatia e o cuidado holístico podem ser integrados à prática clínica, beneficiando tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde.