Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Hugol


Hugol nas escolas: com orientações sobre primeiros socorros, projeto multiplica conhecimento de cuidados em saúde


18 de março de 2024
Créditos: Rômulo Silva
Fotos: Rômulo Silva



Certamente, a realização de técnicas de primeiros socorros pode ser o diferencial entre vida e morte durante uma emergência. Seja em um engasgamento, parada cardiorrespiratória, convulsão, ou simplesmente saber os números do SAMU, Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar, a ação imediata pode salvar vidas.

Então, por que não levar esse conhecimento às pessoas que estão em plena fase de desenvolvimento e aprendizado?

O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), realizou nesta sexta-feira, 15, mais uma aula do Projeto Hugol nas Escolas. Criado em 2016, o programa já orientou mais de 8 mil alunos de escolas estaduais da região noroeste de Goiânia.

Dessa vez, a equipe do hospital foi até o Colégio Estadual Jayme Câmara, onde residentes de enfermagem da unidade ministraram uma aula de primeiros socorros a 240 alunos do oitavo e nono ano. Com teoria e prática, a turma pôde tirar dúvidas e saber mais sobre procedimentos básicos de salvamento.

A associação da expertise dos profissionais à curiosidade dos alunos é uma forma de disseminar noções de cuidado à vida, uma vez que eles estarão minimamente preparados para uma emergência e podem reduzir o tempo de espera de socorro à uma vítima, e aumentar a probabilidade de um resgate bem-sucedido.

Os primeiros socorros são de fundamental importância, eles permitem que durante o tempo de deslocamento da equipe de saúde a vítima não evolua para um estado mais grave. Saber realizar os primeiros passos com certeza contribui com o atendimento posterior, já no pronto socorro da unidade de saúde”, destacou Gabriel Soares, Residente de Enfermagem do Hugol.

A diretora da escola, Taith Ferreira, ressaltou a importância da parceria com Hugol e da necessidade de abordar o tema nas escolas. “Eles multiplicam. Eles chegam em casa e conseguem passar para a família, para os colegas, e contribuir para que isso melhore as condições de vida com relação ao ambiente familiar", declarou.

Aproximar a comunidade do Hospital também é vantajoso para o Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê em sua definição a garantia de acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.

Eu achei incrível! Pois não é todo dia que a gente aprende o que eu aprendi com o Hugol. A coisa mais legal foi sobre as convulsões, porque quando alguém está passando por uma, é comum [quem está vendo] ficar meio ansioso, e eu aprendi a manter a calma e realizar os cuidados. Eu acho que tinha que ter em todas as escolas”, contou um dos alunos do oitavo ano.



IMG_7775.jpg
IMG_7748.jpg
IMG_7738.jpg
IMG_7721.jpg
IMG_7703.jpg
IMG_7700.jpg
IMG_7682.jpg
IMG_7670.jpg