Programa de Desenvolvimento de Líderes no CHS destaca parceria com o setor público
Segundo módulo em Manaus aprofundou administração, orçamento público e a relação da Agir
Profissionais e gestores da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir) em Manaus, participaram nesta terça-feira (08/04), do segundo módulo da “Trilha 3: Sustentabilidade e Expansão”, do Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) 2025. O PDL tem como foco aprimorar as habilidades de liderança, promover a troca de conhecimentos e preparar os participantes para os desafios do setor de saúde.
O eixo principal deste segundo módulo abordou gestão e orçamento público e teve como ministrante o superintendente executivo da Agir, Lucas Paula da Silva. Ele explicou a importância dos gestores entenderem o papel da administração pública e suas regras para realizar entregas alinhadas às expectativas do poder contratante. O superintendente citou a prestação de contas do contrato de gestão, um ponto fundamental para o modelo. “Não é simplesmente enviar dados, mas quais dados e como enviá-los à administração pública para que se faça entender o resultado que nós produzimos. É qualificar o processo, melhorar a relação entre os atores políticos e privados da gestão dentro das nossas unidades”, exemplificou.
Entender os princípios do contrato de gestão, seus objetivos e o papel da Agir dentro desse modelo de parceria também foram pontos abordados. “Para que isso qualifique a nossa entrega tanto ao cidadão, que é o nosso bem maior, como ao nosso contratante, que é a Secretaria de Saúde do Amazonas, em receber aquilo que foi contratado”, concluiu.
O diretor regional do Complexo Hospitalar Sul (CHS), Wermerson Rodrigues, destacou que o objetivo deste segundo módulo do PDL 2025 é contextualizar os gestores sobre a inserção da organização nas práticas da administração pública, para que todos compreendam o papel da unidade gerida no cumprimento dos objetivos das políticas governamentais. “Preparando nosso gestor e qualificando nossos profissionais, conseguiremos entregar saúde de mais qualidade e mais benefícios para a sociedade”, afirmou.
Na transição do modelo estatutário para uma administração inovadora, o desenvolvimento de líderes se torna um diferencial estratégico, conforme Áquila Martins, analista de educação corporativa da Agir. Para ele, capacitar os gestores para a compreensão das particularidades da gestão pública garante que os processos sejam conduzidos com eficiência, transparência e alinhados à cultura da instituição. “Esse é um momento de aprendizado e troca, preparando cada líder para atuar com mais autonomia e impacto na construção de uma gestão hospitalar de excelência”, afirmou.
Hernani Vaz Kruger, diretor administrativo e financeiro do CHS, ressaltou a importância de lembrar que a Agir é uma das poucas instituições que promovem capacitação nesse nível para gestores e potenciais lideranças. “Fico muito feliz e tenho certeza que isso enriquece muito o trabalho de todos”, disse.
Angélica Matias, supervisora de governança, também destacou que a Agir é a primeira empresa para a qual trabalha que realiza esse tipo de investimento no colaborador. “Isso é muito importante para o meu desenvolvimento profissional, mas também para o meu setor. Conhecer os processos administrativos da gestão pública expande meu conhecimento para que eu possa disseminar essas informações com a minha equipe e para que possam entender a importância dos nossos serviços dentro do Complexo Hospitalar Sul”, destacou.
Primeiro Módulo
O primeiro módulo, realizado em 19 de março, contou com palestras dos executivos da Agir, Dante Garcia de Paula, superintendente de Gestão e Planejamento, e André Alves dos Santos, diretor Administrativo e Financeiro do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), que abordaram sustentabilidade e expansão, refletindo a crescente preocupação com a eficiência na alocação de recursos e a necessidade de ampliar o acesso aos serviços de saúde. Os participantes exploraram estratégias para garantir a sustentabilidade financeira das instituições de saúde, buscando ao mesmo tempo expandir e melhorar os serviços oferecidos à população.
Próximos Passos
O PDL 2025 continuará com outros módulos ao longo do ano, totalizando 12 encontros mensais, aprofundando temas como inovação, tecnologia e gestão de pessoas. A expectativa é que o programa contribua para a formação de líderes cada vez mais preparados para os desafios do setor de saúde, impulsionando o desenvolvimento do Complexo Hospitalar Sul e da saúde em Manaus.



