Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Complexo Hospitalar Sul


Terceiro módulo do PDL em Manaus destaca governança clínica e jornada do paciente como pilares da excelência em saúde


9 de maio de 2025
Créditos: Saavik Arguelles



Dando continuidade ao Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) 2025, profissionais e gestores do Complexo Hospitalar Sul (CHS), sob a gestão da Agir Saúde, participaram, nesta quinta-feira (08/05), em Manaus, do terceiro módulo da “Trilha 3: Sustentabilidade e Expansão”. O encontro aprofundou os conceitos de governança clínica e jornada do paciente, considerados estratégicos para a construção de uma assistência qualificada, segura e centrada no usuário.

O foco do módulo foi o aprimoramento da prática clínica a partir da organização dos processos assistenciais, da escuta ativa e da padronização de condutas, reforçando a missão institucional de entregar valor em saúde por meio de ações baseadas em evidências, com segurança do paciente e eficiência ao longo da jornada de cuidado.

A jornada do paciente foi apresentada como um mapa vivo e contínuo, que contempla aspectos físicos, digitais e emocionais da experiência em saúde. Os participantes discutiram as diversas etapas percorridas pelos usuários, da percepção do sintoma até a alta médica ou o cuidado continuado, identificando desafios e oportunidades de melhoria em cada ponto de contato.

“A jornada do paciente está incluída na nossa política, a POL 020 da Agir, que deixa muito claro a importância de conhecer as rotinas, entender o que o paciente de fato quer e precisa para que sua experiência seja a melhor possível. Não tenho dúvidas de que o encontro de hoje trouxe um grande desenvolvimento e a oportunidade de falarmos mais sobre a nossa cultura, sobre o que fazemos e, principalmente, sobre o que importa para os nossos pacientes”, destacou Guillermo Socrates Pinheiro, superintendente técnico assistencial e diretor-geral do Hugol. 

Na sequência, o tema da governança clínica foi abordado como o “guarda-chuva institucional” que sustenta a melhoria contínua da qualidade e da segurança assistencial. Os pilares, como gestão de riscos, efetividade clínica, melhoria contínua, educação permanente e responsabilização foram apresentados como ferramentas fundamentais para garantir resultados sustentáveis e centrados nas necessidades dos usuários.

“Estou em Manaus em uma jornada duplamente especial. Primeiro, por ser a minha estreia como instrutor do PDL, essa importante ferramenta de difusão de conhecimento. E segundo, por trazer um tema que considero fundamental, a governança clínica. É ela que permite que um time que já é excelente entregue resultados ainda melhores à população deste estado tão importante do Brasil. Está sendo uma experiência incrível poder compartilhar com meus colegas de Manaus as práticas bem-sucedidas do Hospital CRER, especialmente aquelas que garantem um atendimento humanizado, seguro e de excelência”, afirmou Ciro Bruno Silveira, diretor técnico do CRER.

A abordagem contribui diretamente para a redução das variabilidades nos processos assistenciais, o fortalecimento da cultura de segurança e a valorização da experiência do paciente. Ao integrar esses conceitos à prática cotidiana, a Agir reforça seu compromisso com a excelência e a humanização dos serviços prestados nas unidades sob sua gestão.

“Esse foi um momento muito importante. Além de compartilharmos conhecimentos sobre o cuidado ao paciente e a importância da governança clínica, conseguimos sensibilizar e engajar nossos profissionais, que são talentos em desenvolvimento. A Agir acredita que, em um período muito curto, muitos deles se destacarão e certamente poderão ser valorizados e aproveitados em novos projetos”, pontuou Wermerson Rodrigues, diretor regional do CHS.

“São temas extremamente importantes para a prática de todos os nossos setores. Ter uma visão global sobre eles nos coloca na mesma página, com o mesmo objetivo: melhorar a experiência do paciente e fortalecer a gestão dos riscos. O encontro foi essencial para garantir a melhor assistência, porque não existe excelência assistencial sem excelência operacional. Quando aprimoramos nossos processos, elevamos a qualidade da assistência prestada”, avaliou Jhenniffer Boritza, gerente médica do CHS.

O PDL 2025 segue até dezembro, com encontros mensais dedicados ao desenvolvimento de competências em inovação, liderança, tecnologia e gestão de pessoas. A expectativa é formar líderes cada vez mais preparados para transformar a realidade das unidades gerenciadas pela Agir, promovendo um sistema de saúde mais eficiente, integrado e acolhedor.