Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Complexo Hospitalar Sul


CHS, em Manaus, realiza ação de escuta e humanização com pacientes, acompanhantes e colaboradores


21 de julho de 2025
Créditos: Guilherme Fragas
Fotos: Divulgação



“O que importa para você?” foi a pergunta para reflexão sobre os valores que conectam e transformam

O Complexo Hospitalar Sul (CHS), em Manaus, realizou, por meio da Supervisão de Experiência do Paciente, entre os dias 7 e 11 de julho, a ação “O que importa para você?”. O objetivo foi fortalecer vínculos e promover momentos de escuta, acolhimento e conexão entre pacientes, acompanhantes e colaboradores.

A iniciativa contou com a participação da psicóloga e supervisora de saúde mental do trabalhador, Daniella Alfenas, que conduziu uma roda de conversa com o tema “Presença que acolhe”. O encontro foi marcado por reflexões profundas sobre empatia, escuta ativa e o impacto da presença verdadeira nos momentos de fragilidade.

Durante os dias de ação, colaboradores do CHS compartilharam vivências tocantes sobre a importância de se sentirem ouvidos e acolhidos — seja por colegas do mesmo setor, de outras equipes ou pelos próprios pacientes. O maqueiro Damião Nogueira da Silva, emocionou a todos ao compartilhar uma experiência pessoal. 

“Pra mim, o que importa não é o dinheiro, e sim o reconhecimento. Outro dia, eu estava indo para o trabalho, entrei em um ônibus um pouco lotado, e de repente ouvi alguém gritar: ‘Olha o maqueiro! O maqueiro que cuidou de mim!’. Era uma paciente que eu tinha atendido e que ficou muito satisfeita com o atendimento. Isso me marcou profundamente. Foi uma das maiores experiências da minha vida. Quando conto, dá vontade de chorar”, relatou emocionado.

Acompanhantes de pacientes também expressaram seus sentimentos, destacando o desejo pela recuperação de seus familiares e valorizando o acolhimento recebido durante a internação. Já os pacientes agradeceram pela oportunidade de serem escutados com atenção e carinho. Um deles disse, com o coração cheio de gratidão:  “Obrigada pela visita. Foi bom ter vocês aqui. Voltem sempre!”

A Supervisora de Experiência do Paciente, Nora Ney, reforçou a relevância da ação e seu impacto institucional.

“Essa ação, mais do que uma campanha, representa um movimento mundial que nos convida a colocar a pessoa no centro do cuidado. Ao perguntarmos 'O que importa para você?', abrimos espaço para olhares, sentimentos e histórias que muitas vezes ficam invisíveis na correria do dia a dia, mas que são fundamentais para um cuidado mais humano e significativo. Essa interação entre todos os envolvidos fortalece o nosso compromisso com um cuidado centrado em valores, na dignidade e nas necessidades de cada indivíduo. Estou extremamente agradecida pelo engajamento e pela participação de todos”, afirmou.

Ao final da ação, os participantes expressaram o desejo de que momentos como esse se repitam. A sensação de pertencimento, afeto e valorização esteve presente do início ao fim.



WhatsAppImage2025-07-15at12.08.40.jpeg
WhatsAppImage2025-07-15at12.08.242.jpeg
WhatsAppImage2025-07-15at12.08.261-Copia.jpeg
WhatsAppImage2025-07-15at12.08.252-Copia.jpeg
WhatsAppImage2025-07-15at12.08.251.jpeg
WhatsAppImage2025-07-15at12.08.301-Copia.jpeg
WhatsAppImage2025-07-15at12.08.303-Copia.jpeg
WhatsAppImage2025-07-15at12.08.401-Copia.jpeg
WhatsAppImage2025-07-15at12.08.421-Copia.jpeg