Agir e Governo do Amazonas inauguram nova Unidade de Internação no Hospital 28 de Agosto
Entrega faz parte da reestruturação e modernização do Complexo Hospitalar Sul, em Manaus
A Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir) e o Governo do Amazonas, entregaram nesta quarta-feira (23/07), a nova Unidade de Internação do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, em Manaus. São 83 leitos, distribuídos em 12 enfermarias e três áreas de isolamento. A nova estrutura trará mais conforto e eficiência para pacientes e colaboradores no dia a dia.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, destacou que a entrega representa mais um passo na transformação do atendimento hospitalar no Estado. “Nosso objetivo é replicar o padrão de excelência do Hospital 28 de Agosto em toda a rede estadual. Estabelecemos um novo paradigma de atendimento, com leitos que proporcionam maior conforto aos pacientes, incluindo recursos que permitem a comunicação direta com a equipe de enfermagem, otimizando o atendimento”, afirmou.
O Superintendente Executivo da Agir, Lucas Paula da Silva, destacou que a reestruturação traz um novo padrão de qualidade para o CHS. “Várias intervenções já foram feitas ao longo desses oito meses que nós estamos a frente da unidade e essa, com certeza, é uma das entregas mais importantes onde irá permitir um cuidado, uma atenção humanizada com todas as estruturas e qualidade para os pacientes e também para os profissionais que estarão aqui prestando seus serviços”, afirmou.
Também participaram da solenidade de entrega o Superintendente de Gestão e Planejamento, Dante Garcia de Paula; o Superintendente de Controle Interno, Claudemiro Euzébio Dourado; o Diretor Regional do CHS, Wermerson Rodrigues da Silva; o Diretor Administrativo e Financeiro do CHS, Hernani Vaz Kruger; a Diretora Assistencial, Bruna Lopes de Melo, além de autoridades estaduais.
O quinto andar passou por uma reestruturação completa: o antigo piso foi removido, paredes foram reposicionadas e um novo revestimento hospitalar (Korodur) foi instalado. As redes elétrica e de gases medicinais foram modernizadas e o forro foi totalmente substituído.
A revitalização contempla enfermarias, postos de enfermagem e médico, sala de medicação, farmácia satélite, novos mobiliários, áreas de conforto, rouparia, copa, banheiros e corredores. Segundo o diretor técnico do CHS, Roberto Zonta, a remodelação fortalece o giro de leito.
“Isso otimiza a estadia e melhora a transição do paciente para um ambiente mais adequado ao seu tratamento, o que contribui para uma recuperação mais rápida e alta precoce”, explica.
Para o Gerente Multiprofissional do CHS, Marcos Paulo, a nova unidade representa um avanço na qualidade do atendimento. “É uma obra feita com excelência, que será modelo para todo o Complexo Hospitalar. Os novos espaços garantem uma assistência mais acolhedora e eficiente.”
Inovações e melhorias
A nova Unidade de Internação conta com inovações tecnológicas como o painel digital de monitoramento de leitos, que substitui os antigos quadros manuais. O sistema, integrado ao prontuário eletrônico, permite que a equipe médica acompanhe, em tempo real, a situação dos leitos, exames pendentes, tempo de permanência e outros indicadores clínicos.
Outra novidade é a central de chamadas. Pacientes e acompanhantes poderão solicitar assistência da equipe de enfermagem por meio de um botão instalado em cada leito e nos banheiros das enfermarias.
Também foi implantada uma farmácia satélite, com todos os medicamentos padronizados da farmácia central do hospital. De acordo com o supervisor de Farmácia do CHS, Anderson da Silva, a medida vai garantir mais agilidade nos atendimentos. “A proximidade facilita o acesso da equipe aos medicamentos, otimizando protocolos que exigem administração rápida”, afirma.
A unidade passa ainda a contar com um novo sistema de climatização, composto por cinco evaporadoras em áreas técnicas e cinco condensadoras de 20 toneladas de refrigeração, instaladas na laje do hospital. Os equipamentos, de alta capacidade, seguem rigorosos padrões hospitalares para garantir qualidade do ar, segurança e conforto.
“Mais do que refrigerar, o sistema precisa filtrar e renovar o ar em múltiplas etapas para evitar contaminações e garantir um ambiente seguro para pacientes e profissionais”, destaca Renatho Nobre, gerente de Infraestrutura.
As intervenções avançam conforme o cronograma de revitalização dos demais pavimentos da unidade, garantindo a continuidade das melhorias estruturais.
Avanços
A entrega do quinto andar reforça uma série de melhorias já executadas no CHS. No dia 17 de junho, foram entregues os novos pronto-socorros do HPS 28 de Agosto e do Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), além da primeira Ressonância Magnética 24h da rede pública estadual, com capacidade para até 750 exames por mês. O exame, considerado padrão-ouro, permite diagnósticos mais precisos e sem procedimentos invasivos.
Nas duas unidades, foi implantado o modelo Fast Track, um fluxo rápido para casos de menor gravidade. Pacientes classificados como azul ou verde, que representam mais da metade da demanda do HPS, passam por triagem, atendimento médico e, quando necessário, recebem medicação e alta diretamente na área de pronto-socorro, sem precisar acessar as demais etapas hospitalares.








