Viver Bem: Redução do estresse é tema de evento dedicado ao autocuidado no CRER
Respirar… Observar… Seguir… Estas são algumas das orientações da equipe de Psicologia da Residência Multiprofissional em Saúde Funcional e Reabilitação do CRER durante o evento: ‘Linha do Autocuidado: Desacelerar’.
Promovida pela Supervisão de Ensino e Pesquisa do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER), a ocasião buscou apresentar estratégias para o controle e a observação de níveis emocionais de estresse dos profissionais atendentes de call center e agentes administrativos da Central de Agendamentos e Confirmações, recepcionistas e residentes multiprofissionais. Ações como esta demonstram a dedicação que a unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) direciona à saúde emocional dos profissionais do hospital.
Cristiane Soto Machado é vice-coordenadora da Residência Multiprofissional do CRER, atua como tutora em psicologia e, em sua formação acadêmica, possui especialização e mestrado (Universidade Federal de Goiás), nos quais discute o estresse nas relações de cuidado assistencial. A profissional explica que há níveis em que o estresse é bem-vindo nas experiências cotidianas, pois deixa-nos em alerta. No entanto, é preciso que a observação e o cuidado consigo mesmo sejam constantes, porque, em níveis exacerbados, o estresse pode causar malefícios e agravos à saúde.
Thaíza Farias dos Santos é atendente de call center e atua na Central de Agendamentos e Confirmações do CRER. Ao participar do evento, ela disse que gostaria de mais momentos como esses em sua rotina de trabalho, com exercícios e momentos de troca. “Ah, esse momento teria de estar presente todos os dias. Agora mesmo, estou bem mais tranquila”, diz.
A supervisora de Ensino e Pesquisa do CRER, Fernanda Miranda de Oliveira, parabenizou a equipe de psicologia da residência multiprofissional pela iniciativa de dedicar um olhar de cuidado aos profissionais que, mesmo não exercendo assistência direta em saúde, promovem cuidado e acolhimento aos pacientes.
Confira algumas das orientações da equipe de Residência em Psicologia do CRER para desacelerar e tornar o seu dia mais leve e produtivo:
Respiração Diafragmática
Técnicas de reeducação respiratória:
1- Escolha uma posição que seja confortável para você: sentado com a coluna ereta ou deitado;
2- Coloque a mão sobre o abdome, entre o umbigo e o osso esterno, para sentir a movimentação abdominal durante a respiração;
3- Inspire pelo nariz contando até 4; Sinta o ar encher os pulmões e o abdome subir;
4- Segure o ar dentro dos pulmões por 2 tempos;
5- Expire pela boca, esvaziando os pulmões e a barriga, contando até 4 novamente;
6- Repita o processo 2 ou 3 vezes, depois continue respirando pelo abdome sem contar tempos.
P.R.O.A.
Prática Informal para focar a consciência proposta pelo acróstico PROA.
P – Pare o que você está fazendo;
R – Respire profundamente;
O – Observe o seu corpo e o que está acontecendo ao seu redor;
A – Avance conscientemente. Pergunte a si mesmo: “Qual é a coisa mais hábil a ser feita a seguir?”















