Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Complexo Hospitalar Sul


Cães terapeutas reforçam cuidado humanizado no CHS, em Manaus (AM), durante o Setembro Amarelo


3 de setembro de 2025
Créditos: Lia Cardoso
Fotos: Mauro Neto/ Secom-AM



A iniciativa, que já é considerada uma prática permanente, contou com os cães Bono, Bela, Kira e a novata Akira

Em alusão à campanha Setembro Amarelo, o Complexo Hospitalar Sul (CHS), em Manaus, realizou mais uma ação do projeto de Terapia Assistida por Animais (TAA), proporcionando momentos de alegria, acolhimento e apoio emocional a pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.

A iniciativa, que já é considerada uma prática de rotina no CHS, contou com os cães Bono, Bela, Kira e a novata Akira, que descontrairam o ambiente do Hospital e Pronto Socorro (HPS) 28 de Agosto e Instituto da Mulher Dona Lindu, administrados pela Agir Saúde.

Reconhecida mundialmente pelos benefícios que oferece, a TAA contribui para reduzir estresse, ansiedade e depressão, além de estimular a comunicação, a socialização e a adesão ao tratamento.

“Estamos em um mês importante, que é o da campanha de conscientização sobre a saúde mental. Pensando nisso, dedicamos um dia muito alegre para esses pacientes. A terapia assistida traz benefícios significativos, além de favorecer o entrosamento entre a equipe assistencial”, ressaltou o diretor administrativo financeiro do CHS, Jackson Mendonça.

Para o paciente Célio Fabiano, a visita dos cães foi especial e significativa. “Tenho sete cães em casa e estava com saudade deles. Essa experiência traz alegria, ajuda a levantar o astral e faz toda a diferença na recuperação”, contou.

Segundo a bióloga do CHS Thayse Muniz, responsável pela programação da atividade, todos os animais passam por avaliação veterinária. “Os animais recebem vacinação e seguem protocolos de controle de infecção hospitalar. É um trabalho cuidadoso que garante a segurança de todos e reforça o objetivo de humanizar o atendimento”, explicou Thayse.

A coordenadora do Projeto AnimaPet, Samanta Jaime, destacou a sensibilidade dos cães durante as interações. “Quando eles se aproximam de algum paciente em particular, conseguem perceber suas necessidades e agir de forma adequada. Não pulam na pessoa sem o comando, identificando quando alguém precisa de atenção diferenciada”, enfatizou.

Mais do que uma ação diferenciada e humanizada, o projeto de Cães Terapeutas já se consolida como uma prática inovadora no Complexo Hospitalar Sul, alinhada ao propósito da Agir Saúde de cuidar de vidas. 



Imagem do WhatsApp de 2025-09-03 à(s) 10.53.36_17514524.jpg
IMG-20250903-WA0026.jpg
IMG-20250903-WA0025.jpg
IMG-20250903-WA0030.jpg
IMG-20250903-WA0029.jpg
IMG-20250903-WA0028.jpg
Imagem do WhatsApp de 2025-09-03 à(s) 10.52.57_82688acd.jpg