Cães terapeutas reforçam cuidado humanizado no CHS, em Manaus (AM), durante o Setembro Amarelo
A iniciativa, que já é considerada uma prática permanente, contou com os cães Bono, Bela, Kira e a novata Akira
Em alusão à campanha Setembro Amarelo, o Complexo Hospitalar Sul (CHS), em Manaus, realizou mais uma ação do projeto de Terapia Assistida por Animais (TAA), proporcionando momentos de alegria, acolhimento e apoio emocional a pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.
A iniciativa, que já é considerada uma prática de rotina no CHS, contou com os cães Bono, Bela, Kira e a novata Akira, que descontrairam o ambiente do Hospital e Pronto Socorro (HPS) 28 de Agosto e Instituto da Mulher Dona Lindu, administrados pela Agir Saúde.
Reconhecida mundialmente pelos benefícios que oferece, a TAA contribui para reduzir estresse, ansiedade e depressão, além de estimular a comunicação, a socialização e a adesão ao tratamento.
“Estamos em um mês importante, que é o da campanha de conscientização sobre a saúde mental. Pensando nisso, dedicamos um dia muito alegre para esses pacientes. A terapia assistida traz benefícios significativos, além de favorecer o entrosamento entre a equipe assistencial”, ressaltou o diretor administrativo financeiro do CHS, Jackson Mendonça.
Para o paciente Célio Fabiano, a visita dos cães foi especial e significativa. “Tenho sete cães em casa e estava com saudade deles. Essa experiência traz alegria, ajuda a levantar o astral e faz toda a diferença na recuperação”, contou.
Segundo a bióloga do CHS Thayse Muniz, responsável pela programação da atividade, todos os animais passam por avaliação veterinária. “Os animais recebem vacinação e seguem protocolos de controle de infecção hospitalar. É um trabalho cuidadoso que garante a segurança de todos e reforça o objetivo de humanizar o atendimento”, explicou Thayse.
A coordenadora do Projeto AnimaPet, Samanta Jaime, destacou a sensibilidade dos cães durante as interações. “Quando eles se aproximam de algum paciente em particular, conseguem perceber suas necessidades e agir de forma adequada. Não pulam na pessoa sem o comando, identificando quando alguém precisa de atenção diferenciada”, enfatizou.
Mais do que uma ação diferenciada e humanizada, o projeto de Cães Terapeutas já se consolida como uma prática inovadora no Complexo Hospitalar Sul, alinhada ao propósito da Agir Saúde de cuidar de vidas.
 10.53.36_17514524.jpg)





 10.52.57_82688acd.jpg)