CHS, em Manaus (AM), promove capacitação em notificação de Near Miss no cuidado materno
Iniciativa busca fortalecer protocolos e reduzir riscos em situações graves envolvendo gestantes e puérperas
O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Complexo Hospitalar Sul (CHS) iniciou, nesta quarta-feira (17/09), a Capacitação em Notificação de Near Miss no Cuidado Materno, voltada à equipe multiprofissional assistencial.
O termo Near Miss, explica a gerente de Qualidade do CHS, Nereida Mello, refere-se a situações em que gestantes ou puérperas enfrentam complicações graves, com risco iminente de morte, mas sobrevivem devido à intervenção clínica ou à evolução favorável do quadro.
“Near miss significa ‘quase perda’ ou ‘quase dano’. Quando incentivamos nossos colaboradores a notificarem esses eventos, fortalecemos a cultura de segurança no Instituto da Mulher Dona Lindu”, ressaltou.
Segundo a presidente do NSP, Isabella Farias, a formação tem como objetivo aprimorar o reconhecimento, registro e análise desses casos, considerados indicadores importantes da qualidade da assistência obstétrica.
“Com essa capacitação, esperamos rastrear de forma mais eficaz os episódios de near miss. Assim, o CHS contribui diretamente com a estratégia do Ministério da Saúde para reduzir a morbidade materna grave”, afirmou.
Durante os encontros, são apresentados os critérios de definição estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, além de orientações práticas sobre o fluxo de notificação no sistema Interact.
Para a coordenadora de Enfermagem do Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), Gracimar Fecury, a iniciativa reforça a importância de estudar e monitorar esses episódios.
“A análise dos casos de near miss nos permite compreender fragilidades, aprimorar protocolos e garantir respostas mais rápidas e eficazes diante de emergências obstétricas”, destacou.
Participaram da abertura das capacitações, a coordenadora Estadual da Saúde da Mulher, Aline Costa, além de representantes da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Diretoria de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde e dos Distritos de Saúde (DISA) da Prefeitura de Manaus.
A capacitação será realizada até sexta-feira (19/09), com quatro turmas diárias, nos horários de 9h, 10h, 14h e 15h.

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Complexo Hospitalar Sul (CHS) iniciou, nesta quarta-feira (17/09), a Capacitação em Notificação de Near Miss no Cuidado Materno, voltada à equipe multiprofissional assistencial.