Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Complexo Hospitalar Sul


CHS, em Manaus (AM), promove capacitação em notificação de Near Miss no cuidado materno


17 de setembro de 2025
Créditos: Guilherme Fragas
Fotos: Guilherme Fragas



Iniciativa busca fortalecer protocolos e reduzir riscos em situações graves envolvendo gestantes e puérperas

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Complexo Hospitalar Sul (CHS) iniciou, nesta quarta-feira (17/09), a Capacitação em Notificação de Near Miss no Cuidado Materno, voltada à equipe multiprofissional assistencial.

O termo Near Miss, explica a gerente de Qualidade do CHS, Nereida Mello, refere-se a situações em que gestantes ou puérperas enfrentam complicações graves, com risco iminente de morte, mas sobrevivem devido à intervenção clínica ou à evolução favorável do quadro.

“Near miss significa ‘quase perda’ ou ‘quase dano’. Quando incentivamos nossos colaboradores a notificarem esses eventos, fortalecemos a cultura de segurança no Instituto da Mulher Dona Lindu”, ressaltou.

Segundo a presidente do NSP, Isabella Farias, a formação tem como objetivo aprimorar o reconhecimento, registro e análise desses casos, considerados indicadores importantes da qualidade da assistência obstétrica.

“Com essa capacitação, esperamos rastrear de forma mais eficaz os episódios de near miss. Assim, o CHS contribui diretamente com a estratégia do Ministério da Saúde para reduzir a morbidade materna grave”, afirmou.

Durante os encontros, são apresentados os critérios de definição estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, além de orientações práticas sobre o fluxo de notificação no sistema Interact.

Para a coordenadora de Enfermagem do Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), Gracimar Fecury, a iniciativa reforça a importância de estudar e monitorar esses episódios.

“A análise dos casos de near miss nos permite compreender fragilidades, aprimorar protocolos e garantir respostas mais rápidas e eficazes diante de emergências obstétricas”, destacou.

Participaram da abertura das capacitações, a coordenadora Estadual da Saúde da Mulher, Aline Costa, além de representantes da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Diretoria de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde e dos Distritos de Saúde (DISA) da Prefeitura de Manaus. 

A capacitação será realizada até sexta-feira (19/09), com quatro turmas diárias, nos horários de 9h, 10h, 14h e 15h.



IMG-20250917-WA0025.jpg
IMG-20250917-WA0024.jpg
IMG-20250917-WA0026.jpg
IMG-20250917-WA0030.jpg
IMG-20250917-WA0029.jpg
IMG-20250917-WA0028.jpg