Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Crer


Classificação Internacional de Funcionalidade é tema de Workshop no CRER


17 de maio de 2021



Manual de classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS) tem como objetivo padronizar o sistema de descrição da saúde e de estados relacionados à saúde.

Tutores, preceptores, residentes e profissionais do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, uma unidade da SES-GO, participaram na manhã da última sexta-feira, (14/05), do Workshop Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF): Princípios Básicos. O Workshop do Módulo III do Eixo de Concentração denominado: ‘Reabilitação no Contexto Hospitalar e Ambulatorial das Pessoas com Deficiência e Limitações Transitórias’, foi organizado pela Supervisão de Ensino e Pesquisa (Suenpes), observando as normas de distanciamento social e demais orientações de prevenção contra a Covid-19.

A CIF trata de um aspecto  minucioso das alterações funcionais dos pacientes em reabilitação ao padronizar códigos para funções corporais, estruturas anatômicas, atividades/participação e fatores ambientais de cada indivíduo. O médico fisiatra e presidente da Comissão de Ensino Pesquisa e Treinamento (CEPT) do CRER, Dr. Rodrigo Parente Medeiros, explica que há pessoas que, ainda que obtenham uma mesma condição de adoecimento, podem ter funcionalidades diferentes e isso exige abordagens terapêuticas e cuidados específicos.

O médico exemplifica as possíveis condicionantes de um paciente que sofre um Acidente Vascular Cerebral (AVC), “há pessoas que têm a perda motora de um lado inteiro do corpo, outras têm perda da linguagem. Pessoas que andam sozinhas, outras que precisam do apoio da cadeira de rodas para longas distâncias. Então, um AVC pode causar múltiplas alterações funcionais aos pacientes. Neste sentido, o foco da CIF é a recuperação das funcionalidades e não propriamente a doença”, esclarece o profissional.

Interdisciplinaridade
Francine Aguilera R. da Silva é fisioterapeuta e tutora de campo do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Funcional e Reabilitação do CRER. Para ela, a matriz de aprendizagem que o workshop proporciona trata justamente de interligar conteúdos pertinentes à saúde funcional: “porque a CIF possibilita um quadro mais abrangente da saúde, ampliando o olhar para o impacto que uma determinada condição de saúde traz à vida da pessoa e como ela se manifesta. O workshop contribui na formação e na qualificação dos profissionais da saúde,  com o objetivo de fortalecer a atuação/formação multiprofissional dos residentes, proporcionando melhorias necessárias na atuação prática”, explica a tutora de campo.

A profissional ainda explica que a figura do tutor é a responsável pelo ‘Eixo Comum ou de Concentração’. Sua atuação está relacionada às atividades de orientação acadêmica desenvolvidas no âmbito do  campo de conhecimento em comum entre as cinco áreas existentes no Programa. A saber, tratam-se de profissionais residentes das áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e enfermagem.


Residência Multiprofissional
A formação no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Funcional e Reabilitação do CRER tem a duração de 2 anos, compreendendo em sua matriz pedagógica sessões clínicas e aulas teórico-práticas, dividindo-se em módulos. Possui como eixo norteador os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco no desenvolvimento de competências compartilhadas para o cuidado em saúde, articulando diferentes profissões.

A Supervisão de Ensino e Pesquisa é a estrutura responsável por essas modalidades de ensino e pesquisa no hospital. Para mais informações, entre em contato por meio dos canais de atendimento. E-mail: suenpes@crer.org.br, ou pelo telefone: 3232-3115.