Valor para Saúde: CRER e Agir avaliam ações e entregas de projeto de melhorias do hospital
Aconteceu, na última quinta-feira, 06/05, uma importante reunião de alinhamento entre o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), e a Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir). O encontro versou sobre o andamento do projeto ‘Valor para Saúde’ e os resultados alcançados nos processos da instituição e na experiência dos pacientes.
Estiveram presentes a alta liderança do hospital, Dr. Válney Luiz da Rocha (diretor Geral), Dr. Ciro Bruno Silveira Costa (diretor Técnico de Reabilitação) e Paulo César Alves Pereira (diretor Administrativo e Financeiro); o superintendentes da Agir, Lucas Paula da Silva (superintendente Executivo) Dante Garcia de Paula (superintendente de Gestão e Planejamento) e Claudemiro Euzébio Dourado (superintendente Administrativo e Financeiro), e os líderes dos sprints: ‘Experiência do Paciente’, ‘Jornada do Paciente Cirúrgico’ e ‘Jornada do Paciente de Terapia Ambulatorial’.
O ‘Valor para Saúde’ dedica atenção especial às trajetórias e aos fluxos do cuidado oferecido aos pacientes do hospital. Para o Diretor Geral do CRER, Dr. Válney Luiz da Rocha, momentos de alinhamento são necessários para que a condução das tarefas esteja em consonância com as missões institucionais, pois, para ele, esta aproximação e discussão conjunta de melhorias é muito importante. “Nestas reuniões há o fortalecimento do vínculo e a clareza do amadurecimento do que temos realizado aqui, na unidade. É uma forma de dar conforto às equipes e de que o que está sendo construído no CRER resultará positivamente junto ao paciente”, afirma.
O diretor Geral complementa que o projeto tem mobilizado a equipe de maneira muito positiva. “O ‘Valor para Saúde’ vem provocando nos nossos colaboradores uma necessidade de desenvolver ações que venham a contribuir para que este seja um processo mais leve, mais humanizado e que tenha um resultado muito positivo, em especial, para o nosso paciente”, pondera o diretor.
De acordo com a supervisora do Núcleo de Excelência Operacional (NEXO), Daniela Cândida Fernandes, o encontro pautou-se em follow-ups dos projetos como estratégia de acompanhamento das tarefas, atualização dos produtos entregues e demonstração dos resultados obtidos.
A coordenadora do Núcleo Interno de Regulação (NIR), Wanessa Silveira Barcelos, apresentou as evoluções e entregas do sprint da ‘Jornada do Paciente Cirúrgico’. A profissional avalia como positiva a aproximação entre as gestões. “A relação com a gestão estratégica favorece a comunicação da unidade com a gestão corporativa. E isto reflete positivamente na implementação das ações realizadas dentro dos projetos”, explica Wanessa.
O superintendente Executivo da Agir, Lucas Paula da Silva, diz-se otimista com o andamento do projeto e a maturidade das equipes que coordenam e executam as tarefas. Para o superintendente, é preciso que haja constância e comprometimento dos profissionais em todos os níveis. “O que nós precisamos é manter a constância da velocidade do navio”, diz, de modo metafórico.
Projeto Valor para Saúde
O compromisso com a melhoria contínua dos serviços trata-se de um arcabouço estratégico extremamente necessário para qualquer instituição. Neste sentido, o projeto ‘Valor para Saúde’ promove várias ações que visam aperfeiçoar a jornada do paciente na instituição. Isto é, desde o primeiro atendimento que o paciente passa a ter com a instituição, os serviços de atendimento ambulatorial, as terapias ambulatoriais, a internação, as cirurgias e a continuidade do cuidado estão sob o crivo de um time altamente especializado e dedicado ao usuário.
O projeto foi estruturado pela Gerência Corporativa de Projetos e Inovação (GCPI) da Agir e pelo Núcleo de Excelência Operacional (NEXO) do CRER, tem como foco a gestão do acesso à instituição e a experiência do paciente.
As primeiras entregas dedicam-se ao aprimoramento dos meios de comunicação e relacionamento entre a instituição e os usuários. Diante disso, há, neste primeiro sprint, a implantação da Central de Agendamentos e Confirmações, que automatiza a agenda dos serviços ofertados pela unidade de saúde; a implantação do Serviço de Transporte Interno do Paciente, que moderniza e centraliza a condução de pacientes; a ambiência dos espaços, com melhorias na estrutura física das recepções e humanização da arquitetura; e os treinamentos das equipes para o atendimento centrado no paciente.
De acordo com o diretor Técnico de Reabilitação e sponsor do Projeto, Dr. Ciro Bruno Silveira Costa, a equipe do CRER está engajada e envolvida na busca por desenvolver competências em prol da qualidade do atendimento ofertado na unidade. “Nós, enquanto parte executora das ações do projeto, reconhecemos a importância da Agir nesse processo e já temos, em um intervalo de tempo relativamente curto, indicadores que mostram que o projeto realmente tem surtido efeito. A avaliação dos pacientes, através das nossas pesquisas, tem sido bastante satisfatória. Isso para nós, enquanto time, tem sido gratificante”, comemora o diretor.




