Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Crer


Cuidar de quem cuida: CRER realiza treinamento de ergonomia a maqueiros e almoxarifes


27 de abril de 2021



Iniciativa de atenção à saúde de profissionais do hospital orienta sobre técnicas adequadas para manejo e transferência de pesos

 

No Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, aconteceu, de 20 a 27 de abril, mais um ciclo de aperfeiçoamento aos profissionais maqueiros e almoxarifes sobre como exercer suas atividades profissionais de maneira segura e com atenção à saúde. Para o hospital, dentre todas as atribuições técnicas e emocionais que a tarefa de cuidar do outro preconiza, o autocuidado é uma medida necessária à continuidade da assistência aos pacientes. Por isso, esta capacitação visa prevenir eventos adversos e adoecimento dos profissionais da saúde decorrentes de levantamento e transferência de pesos. São utilizadas metodologias ativas como simulação realística no atendimento aos pacientes e no levantamento de objetos com orientações ergonômicas.

Os profissionais maqueiros e almoxarifes têm papel fundamental na rotina do hospital. São os maqueiros quem conduzem os pacientes internamente, higienizam equipamentos e providenciam cadeiras de rodas, macas, auxiliando no trabalho de reabilitação dos pacientes nas terapias; enquanto os almoxarifes realizam a distribuição de insumos, equipamentos, apoiando todo o trabalho realizado no hospital de modo seguro e adequado.

O maqueiro André Luís dos Santos Silva foi beneficiado pelo treinamento e atualizou suas técnicas de abordagem aos pacientes. “A gente costuma fazer todos aqueles procedimentos de transferência de paciente, só que não sabíamos de modo tão aprofundado do porquê tínhamos de fazer dessa ou daquela forma. Hoje nós aprendemos a melhor forma de fazer. Com certeza faz toda a diferença você dominar a forma certa de se realizar os procedimentos e isso traz mais segurança para nós profissionais e para os pacientes”, avalia André.

Já Rafael Alves de Souza, encarregado do almoxarifado do CRER, diz que teve sua visão sobre ergonomia ampliada neste treinamento. “Este momento foi muito importante, porque saímos um pouco do convencional. Nossa visão de ergonomia está muito vinculada à postura, e agora temos outra noção de como podemos exercer o nosso trabalho”, explica o profissional.

Para o encarregado pelo Serviço de Transporte Interno de Pacientes (STIP), Mário Umberto Ferreira da Silva Filho, ações como esta garantem maior segurança ao trabalho desempenhado na condução de pacientes. Todos os maqueiros do CRER passam por um programa de treinamento  no qual têm acesso às técnicas e aos procedimentos do Cuidado Centrado na Pessoa, fortalecendo o foco na experiência do paciente da admissão até a alta.



006-1-1024x1024.jpg
005-2-1024x1024.jpg
004-1024x1024.jpg
001-1-1024x1024.jpg