Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Crer


CRER implanta campo prático em UTI para formação de residentes em terapia ocupacional


26 de abril de 2021



Fruto do trabalho da supervisão de Ensino e Pesquisa (SUENPES) do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, uma unidade da SES-GO, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da instituição se tornou, em março deste ano, campo de prática para a qualificação de profissionais residentes em terapia ocupacional no hospital. A abertura do novo campo prático é inédito no Programa de Residência do hospital, existente desde 2015.

“Com o intuito de formar profissionais terapeutas ocupacionais qualificados em atendimento em UTI’s para atuação no CRER e para contribuir com a comunidade, vislumbramos a oportunidade de ampliar a formação e qualificação dessa categoria profissional. Pela riqueza do conhecimento, sentimos a necessidade, e urgência, em tornar a UTI campo prático para os residentes, potencializando assim a formação e expertise do profissional”, explica o tutor da Residência em Terapia Ocupacional do CRER, Israel da Silva Arantes.

Segundo o tutor, a atuação do terapeuta ocupacional em unidades de UTI é um campo com muitas possibilidades de atuação. Além disso, a presença desse profissional em unidades de terapia intensiva no país ainda é pouco explorada. “Com essa iniciativa, o CRER se coloca na vanguarda do Estado, e quiçá do Brasil, no ensino e formação dos profissionais da categoria”.

A TO e preceptora dos residentes em terapia ocupacional do CRER, Michele Vaz Rocha Amorim, destaca que o ganho de conhecimento e prática para o profissional será imensurável.

“A atuação do TO dentro das UTI’s ainda é um assunto pouco divulgado. No geral, a formação no país não nos possibilita essa qualificação. Portanto, o CRER se torna vanguarda quando possibilita o campo prático dentro da Unidade de Terapia Intensiva aos profissionais. Com base científica e prática, provamos que é possível iniciar a reabilitação do paciente ainda na fase crítica da doença. É um ganho imensurável para a nossa categoria profissional”, ressalta.

Carla Viana de Moraes é recém formada e residente em terapia ocupacional no CRER. “A UTI é uma novidade muito grande para nós, recém saídos da Universidade. Quando comecei minha residência aqui fiquei surpresa com o leque de possibilidades de atuação do TO junto aos pacientes internados. Estou aprendendo muito e redescobrindo minha profissão. Hoje sei do valor e dos benefícios imensuráveis do nosso trabalho na recuperação do paciente ainda em fase crítica do tratamento”.

Residência
As Residências multiprofissionais e em área profissional da saúde, criadas a partir da promulgação da Lei n° 11.129 de 2005, são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). São de qualificação as profissões das áreas: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional (Resolução CNS nº 287/1998).

No CRER, o Programa de Residência em Terapia Ocupacional existe desde 2015, com duração de 24 meses. Durante este período, nove profissionais já foram formados na instituição.