Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Crer


Simulação Assistencial Realística fortalece Cultura de Segurança no CRER


8 de abril de 2021



Estações de ensino híbrido em cuidado assistencial atualizam as habilidades de profissionais do hospital em situações de emergência.


Em um cenário de mudanças constantes e atualizações de protocolos de segurança na assistência em saúde, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo, uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, utiliza a Simulação Assistencial Realística como estratégia para treinamentos e desenvolvimentos desempenhados no hospital. Para isso, a unidade possui um programa de educação continuada sob a orientação de uma equipe multiprofissional de preceptores e tutores dedicados a esta tarefa.

O Hospital considera que os profissionais de todas as áreas de atuação do CRER compõem a comunidade do cuidado da instituição, ou seja, quer sejam profissionais que atuam na recepção, na administração, na higienização ou os profissionais que lidam diretamente com a assistência aos pacientes, todos têm responsabilidade na tarefa de atender com qualidade.


Treinamento de Suporte Básico de Vida

A iniciativa do Treinamento de Suporte Básico de Vida (SBV), (em inglês, Basic Life Support Training, BLS) inspira-se em técnica largamente aplicada em hospitais renomados e busca atualizar os profissionais do CRER quanto aos protocolos de atendimento em situações de emergência, bem como fortalecer um ambiente de segurança psicológica, permitindo campo fértil para questionamentos e aprendizagem mútua.

No CRER, há estações que simulam processos vivenciados na assistência. Trata-se da reprodução da arquitetura e rotinas vivenciadas na enfermaria, com expectativa de ampliação a ambientes como a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a Fisioterapia/Terapia Ocupacional, com utilização de equipamentos e parâmetros de média e alta fidelidade. Nessas estações, os profissionais aprimoram  técnicas para a realização de curativos, pulsão venosa, aplicação de sondas, exames físicos, reanimações cardiopulmonares (RCP) entre outras.

Sob a supervisão de preceptores e tutores de larga experiência na instituição, a equipe do CRER experimenta um ambiente controlado para uma inserção mais segura, autoconfiante e com maior propriedade técnica na assistência em saúde. Nas aulas práticas, utilizam-se manequins de treinamento médico para simular o funcionamento do corpo de uma pessoa e há discussões de casos clínicos com abordagens integrais, também, isto é, enfermeiros, psicólogos, odontólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas estudam maneiras de promover saúde aos pacientes.

Tutora em enfermagem, Vittória Braz de Oliveira Alves, atua como multiplicadora de conhecimentos junto aos demais profissionais da unidade. “Iniciamos o ano com projetos e propostas que visam incorporar a visão científica e capacidade técnica aos colaboradores do CRER com a qualidade e segurança que todo paciente merece, pensando no profissional que estamos formando, capacitando”, explica a profissional.

Para a supervisora de Ensino e Pesquisa do CRER, Fernanda Miranda de Oliveira, esta é uma importante iniciativa para promoção de conhecimento na unidade de saúde. “O treinamento  é uma oportunidade para que profissionais da área de saúde, a quem sempre é confinada a missão de salvar vidas em casos de emergência, possam dominar o assunto proposto e adquirir segurança na abordagem à vítima. Neste primeiro momento, realizamos o treinamento de SBV, para a maioria dos colaboradores da Supervisão de Ensino e Pesquisa, visto que alguns preceptores serão facilitadores e instrutores do treinamento de SBV para equipe de enfermagem da instituição. Nossa expectativa é treinar 120  profissionais”, planeja a supervisora.


Compartilhando conhecimentos em saúde

O Ensino Híbrido tomou destaque durante a pandemia na utilização de plataformas digitais de comunicação. As discussões clínicas multiprofissionais entre residentes e demais profissionais da saúde utilizam de pesquisas atuais e referendadas por periódicos de referência nacional e internacional. Dessa maneira, toda atividade de cuidado é baseada em extensa e contínua investigação, bem como é continuamente posta à prova em treinamentos em ambientes controlados.

A gerente de Enfermagem, Priscila Martins, explica que o CRER tem a cultura de realizar abordagens integradas no cuidado assistencial. Ela defende que o trabalho realizado em prol da segurança e da qualidade da experiência do paciente no hospital aliam o que há de mais atual em teoria e práticas assistenciais.

“Estratégias dinâmicas de ensino e treinamento em saúde possibilitam o que chamamos de ‘faça na prática’, na linguagem popular. Estas abordagens permitem a criação de um ambiente controlado para apresentar um cenário que este profissional enfrentaria na assistência, diminuindo os riscos aos pacientes. A Simulação Assistencial Realística é uma estratégia que os melhores hospitais do mundo utilizam. Nós já promovemos esta abordagem há um tempo na unidade e os resultados são excelentes”, explica a gerente.