Simulação Assistencial Realística fortalece Cultura de Segurança no CRER
Estações de ensino híbrido em cuidado assistencial atualizam as habilidades de profissionais do hospital em situações de emergência.
Em um cenário de mudanças constantes e atualizações de protocolos de segurança na assistência em saúde, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo, uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, utiliza a Simulação Assistencial Realística como estratégia para treinamentos e desenvolvimentos desempenhados no hospital. Para isso, a unidade possui um programa de educação continuada sob a orientação de uma equipe multiprofissional de preceptores e tutores dedicados a esta tarefa.
O Hospital considera que os profissionais de todas as áreas de atuação do CRER compõem a comunidade do cuidado da instituição, ou seja, quer sejam profissionais que atuam na recepção, na administração, na higienização ou os profissionais que lidam diretamente com a assistência aos pacientes, todos têm responsabilidade na tarefa de atender com qualidade.
Treinamento de Suporte Básico de Vida
A iniciativa do Treinamento de Suporte Básico de Vida (SBV), (em inglês, Basic Life Support Training, BLS) inspira-se em técnica largamente aplicada em hospitais renomados e busca atualizar os profissionais do CRER quanto aos protocolos de atendimento em situações de emergência, bem como fortalecer um ambiente de segurança psicológica, permitindo campo fértil para questionamentos e aprendizagem mútua.
No CRER, há estações que simulam processos vivenciados na assistência. Trata-se da reprodução da arquitetura e rotinas vivenciadas na enfermaria, com expectativa de ampliação a ambientes como a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a Fisioterapia/Terapia Ocupacional, com utilização de equipamentos e parâmetros de média e alta fidelidade. Nessas estações, os profissionais aprimoram técnicas para a realização de curativos, pulsão venosa, aplicação de sondas, exames físicos, reanimações cardiopulmonares (RCP) entre outras.
Sob a supervisão de preceptores e tutores de larga experiência na instituição, a equipe do CRER experimenta um ambiente controlado para uma inserção mais segura, autoconfiante e com maior propriedade técnica na assistência em saúde. Nas aulas práticas, utilizam-se manequins de treinamento médico para simular o funcionamento do corpo de uma pessoa e há discussões de casos clínicos com abordagens integrais, também, isto é, enfermeiros, psicólogos, odontólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas estudam maneiras de promover saúde aos pacientes.
Tutora em enfermagem, Vittória Braz de Oliveira Alves, atua como multiplicadora de conhecimentos junto aos demais profissionais da unidade. “Iniciamos o ano com projetos e propostas que visam incorporar a visão científica e capacidade técnica aos colaboradores do CRER com a qualidade e segurança que todo paciente merece, pensando no profissional que estamos formando, capacitando”, explica a profissional.
Para a supervisora de Ensino e Pesquisa do CRER, Fernanda Miranda de Oliveira, esta é uma importante iniciativa para promoção de conhecimento na unidade de saúde. “O treinamento é uma oportunidade para que profissionais da área de saúde, a quem sempre é confinada a missão de salvar vidas em casos de emergência, possam dominar o assunto proposto e adquirir segurança na abordagem à vítima. Neste primeiro momento, realizamos o treinamento de SBV, para a maioria dos colaboradores da Supervisão de Ensino e Pesquisa, visto que alguns preceptores serão facilitadores e instrutores do treinamento de SBV para equipe de enfermagem da instituição. Nossa expectativa é treinar 120 profissionais”, planeja a supervisora.
Compartilhando conhecimentos em saúde
O Ensino Híbrido tomou destaque durante a pandemia na utilização de plataformas digitais de comunicação. As discussões clínicas multiprofissionais entre residentes e demais profissionais da saúde utilizam de pesquisas atuais e referendadas por periódicos de referência nacional e internacional. Dessa maneira, toda atividade de cuidado é baseada em extensa e contínua investigação, bem como é continuamente posta à prova em treinamentos em ambientes controlados.
A gerente de Enfermagem, Priscila Martins, explica que o CRER tem a cultura de realizar abordagens integradas no cuidado assistencial. Ela defende que o trabalho realizado em prol da segurança e da qualidade da experiência do paciente no hospital aliam o que há de mais atual em teoria e práticas assistenciais.
“Estratégias dinâmicas de ensino e treinamento em saúde possibilitam o que chamamos de ‘faça na prática’, na linguagem popular. Estas abordagens permitem a criação de um ambiente controlado para apresentar um cenário que este profissional enfrentaria na assistência, diminuindo os riscos aos pacientes. A Simulação Assistencial Realística é uma estratégia que os melhores hospitais do mundo utilizam. Nós já promovemos esta abordagem há um tempo na unidade e os resultados são excelentes”, explica a gerente.

Gotas de esperança 20/06/2022