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Cultura de Segurança: CRER promove treinamentos sobre Comunicação Efetiva e Registro Seguro


25 de março de 2021



Hospital realizou ações de sensibilização junto às equipes assistenciais e destacou a responsabilidade coletiva na continuidade do cuidado ao paciente


Durante toda a semana o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER), uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, realizou ações de fortalecimento às práticas do Registro Seguro e da Comunicação Efetiva na instituição. A atividade teve o intuito de sensibilizar as equipes a respeito da correção e da completude das informações registradas no prontuário dos usuários. Este é um documento valioso ao paciente, para a equipe que o assiste e para a instituição de saúde, pois trata-se de um compromisso ético e legal com a qualidade assistencial.

Registrar todos os cuidados exercidos aos pacientes, as evoluções, as avaliações de risco, as intercorrências dentre outras informações, compõe um conjunto de procedimentos que denotam o compromisso da instituição com a qualidade e segurança da assistência.

A presidenta do Núcleo de Segurança do Paciente e analista da Qualidade do CRER, Juliana Carvalho de Lima, ressalta como essas abordagens são relevantes para atualização e orientação dos profissionais da saúde.

“Nós sempre realizamos ações como esta junto às equipes assistenciais, conferindo ênfase às boas práticas. O registro seguro e a comunicação efetiva no prontuário do paciente contribui para que possamos ter um histórico detalhado de todo o cuidado que dispensamos aos usuários do hospital. Nesta tarefa, todos os profissionais têm sua responsabilidade ética em assegurar a continuidade do cuidado a este paciente de modo seguro e rigoroso”, explica a profissional.


Análise de casos clínicos
A correção das informações registradas no prontuário pela equipe assistencial transmite a coesão de propósito de uma instituição de saúde. Diante disso, o NUSP propôs uma dinâmica na qual os profissionais associavam supostos incidentes decorrentes de falhas no registro de prontuários aos familiares e amigos queridos dos participantes.

O intuito, de acordo com Juliana, foi personificar o erro para que fossem contemplados não só aspectos técnicos da ocasião estudada, mas, também, aspectos sensíveis da humanização do cuidado à saúde das pessoas. “Enquanto profissionais da saúde nós temos de ter a consciência sempre terna e responsável de que cuidamos do amor de alguém. E, justamente por isso, temos de ser rigorosos com os protocolos de segurança”, considera Juliana.

Ficha de Contribuição de Melhoria
As relações que se estabelecem no cuidado assistencial são baseadas, em grande medida, por meio de uma comunicação efetiva entre profissionais da saúde, pacientes, acompanhantes e demais agentes do cuidado. Neste sentido, estabelecer vias de comunicação acessíveis e efetivas é essencial para que a relação de cuidado seja, de fato, co-participativa. Dessa maneira, o NUSP orienta ao preenchimento da Ficha de Contribuição de Melhoria (FCM) como meio estratégico às notificações e ao registro de atividades que estejam ou não em conformidade com os protocolos institucionais.