CRER realiza workshop sobre os desafios e perspectivas da preceptoria na unidade
Evento discutiu a relação ensino-pesquisa-trabalho no hospital
Com o intuito de fortalecer a diretriz da atenção integrada na saúde e a formação continuada de seus profissionais, o CRER, uma unidade da SES-GO, promoveu, na última semana, o workshop com o tema: relação supervisor, preceptor, residente: desafios e perspectivas futuras. O evento organizado pela Coordenação de Residência Médica (Coreme) em parceria com a Supervisão de Ensino e Pesquisa (Suenpes) do CRER, contou com a participação da unidade Ensino Agir e de profissionais da preceptoria e da supervisão médicas do hospital. Em respeito às medidas de biossegurança, o workshop ocorreu por meio de plataforma online de comunicação.
O ministrante do workshop, o médico intensivista e supervisor de Excelência Operacional da Agir, Dr. Raimundo Nonato Diniz Rodrigues Filho, trouxe à tona perspectivas formativas com foco no desenvolvimento de habilidades que coadunam aspectos técnicos no processo de ensino em saúde e o cuidado humanizado, priorizando a entrega de uma assistência de qualidade.
O coordenador da Residência Médica do CRER, o otorrinolaringologista Dr. Claudiney Cândido Costa, explica que o desenho da proposta do workshop é resultado da ação conjunta da Coreme e da Suenpes com os preceptores da unidade e a Ensino Agir. O médico explica que a adequação do Programa à situação pandêmica exige pesquisa constante, assim como a busca constante de qualificação do preceptor com ênfase no ensino.
“Engajar todos os profissionais nessa preceptoria é essencial, porque é uma forma de adequação do sistema de ensino às necessidades atuais. É uma forma de estimular a formação dos preceptores, para alinhar os pontos de vista. Nós vamos construir juntos uma maneira CRER/Agir de exercer a preceptoria aos profissionais residentes. Há técnicas de ensino específicas de cada área, e um compromisso em ensinar comum a todos os supervisores e preceptores do hospital”, conclui o médico.
Rede de formação, cuidado e acolhimento
O Sistema Único de Saúde (SUS) é caracterizado por ações de saúde nos níveis primário, secundário e terciário. Com ações individuais e coletivas, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a reabilitação, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento etc., tem o objetivo de desenvolver uma atenção integral à saúde da população. Diante disso, a formação e a especialização continuada de profissionais de saúde têm de considerar essas atribuições.
A supervisora de Ensino e Pesquisa do CRER, Fernanda Miranda de Oliveira, afirma que o trabalho formativo exercido na unidade é uma tarefa pensada de forma sistêmica, respeitando-se as especificidades técnicas de cada área e as atribuições de serviços. “Trabalhar uma comunicação assertiva e o relacionamento interpessoal respeitoso é necessário para o bom andamento deste processo formativo no hospital. Além de ser uma estratégia para termos uma boa resposta junto ao paciente e ao tratamento estabelecido, que é o nosso foco. É como se fosse uma roldana na qual além do sistema de ensino ser aprimorado, nós temos uma assistência de qualidade”, finaliza a supervisora.