Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Agir


Os desafios da Gestão de Comunicação e Marketing


26 de janeiro de 2021



Muito se fala sobre gestão, comunicação e marketing, mas pouco é aprofundado sobre as diferenças de cada termo e de que forma podem ser utilizadas no planejamento estratégico de uma empresa. Vamos entender um pouco sobre cada tema para podermos pensar melhor sobre as estratégias a serem aplicadas a cada um e como elas podem se interligar.

Sobre a gestão, falamos sobre um processo completo, que inclui diagnóstico do cenário, análise de situações e oportunidades, tomada de decisão, estruturação de estratégias e acompanhamento de resultados. Quanto ao marketing, sua função é identificar novas oportunidades para o negócio de acordo com técnicas que fornecem equilíbrio e força para alcançar os objetivos, como os atributos e benefícios de seu produto/serviço, estratégias relacionadas à precificação, onde será disponibilizado ou locais de atuação. Já a comunicação é a maneira como todas essas estratégias chegarão até o público-alvo.

Para iniciar um bom planejamento da gestão de comunicação e marketing é necessário estabelecer alguns pontos, são eles:

 • Diagnóstico: é o levantamento de toda a situação atual da empresa em relação a comunicação interna e externa, seus canais e suas ações, além das principais deficiências e oportunidades.

• Objetivo: entender e definir o objetivo de todo plano de comunicação e marketing é talvez uma das partes mais importantes do planejamento, pois ele norteará todas as ações. Seja aumento de vendas, fidelização de público, visibilidade da marca, engajamento de público interno ou até mesmo educar o mercado, independente de qual seja o objetivo principal, é dele que partirá todos os caminhos a serem seguidos.

• Análise de mercado: estar antenado em todas as movimentações do setor é indispensável, pois, além da identificação de novas oportunidades é possível se proteger de prováveis falhas e ameaças. Reunir o máximo de informações sobre o que está sendo praticado e ofertado no mercado é uma grande carta na manga.

• Ferramentas: para que as ações sejam executadas de forma eficaz e assertivas será necessário o auxílio de ferramentas específicas para cada uma. Plataforma de CRM para relacionamento entre empresa e cliente, plataforma de envio de e-mail marketing e análise de SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) são algumas das mais utilizadas.

• Orçamento e cronograma: o orçamento é fundamental dentro de um planejamento, pois ele ajudará no controle de gastos e investimentos. O cronograma é essencial para o aumento de produtividade, alinhamento entre a equipe e otimização inteligente das ações. Ambos são importantes para a redução de riscos.

• Indicadores: para avaliar o sucesso das estratégias e monitorar resultados para possíveis ajustes de planejamento é necessário eleger alguns indicadores de resultado de acordo com os canais e ações executadas, como: leads, visitas no site, seguidores nas redes sociais, compartilhamento de conteúdo, taxa de e-mail aberto, taxa de clique em anúncios, etc.

• Monitoramento de resultados: após as definições dos objetivos, planejamento de ações, seleção das ferramentas e indicadores e execução das ações, é hora de monitorar e criar relatórios dos resultados. Analisá-los e manter comparativos com base nas expectativas da empresa é fundamental para os próximos passos.

O sucesso de uma gestão integrada de comunicação e marketing está em um bom planejamento, execução sequenciada e em constante acompanhamento, mas principalmente em um bom alinhamento e engajamento entre as equipes.