Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Crer


CRER recebe doação de tablet em destaque por sua participação no Projeto IRAS


19 de janeiro de 2021



Fomentar a Cultura de Segurança em todos os seus processos é um compromisso do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação DR. Henrique Santillo, uma unidade da SES-GO. Nesta sexta-feira, 15, o hospital recebeu a doação de um tablet como bônus pelo seu engajamento no projeto de pesquisa sobre Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde (IRAS) financiado pelo Ministério da Saúde, e coordenado por um grupo de pesquisadores do Instituto Federal de Goiás (IFG), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e das universidades federais de Goiás (UFG) e de Pernambuco (UFPE). 

O projeto denominado: “Estudo epidemiológico de efetividade do monitoramento e controle de Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde, pelo uso de uma ferramenta digital implantada no âmbito das Comissões de Controle de Infecções Hospitalares”tem o intuito de implantar uma ferramenta tecnológica em 20 hospitais, nos estados de Goiás e São Paulo, para que se realize o monitoramento dos históricos de IRAS e se orientem ações para a redução desses episódios.

O diretor Administrativo Financeiro interino do hospital, Armando Zafalão Jr., ressalta a relevância das parcerias interinstitucionais na gestão da saúde pública. “É com enorme satisfação que a Diretoria do CRER recebe o reconhecimento à nossa equipe de colaboradores assistenciais, que sempre buscam o aperfeiçoamento profissional, reforçando a cultura da instituição quanto à qualidade dos processos de vigilância e controle epidemiológico das infecções. A parceria entre as instituições com o uso de tecnologias digitais também tem alicerçado nossa missão de promover a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias capazes de proporcionar segurança ao paciente e uso racional de medicamentos”, diz o diretor. 

O software que dá respaldo ao trabalho do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SECIH) tem como objetivo automatizar o trabalho de vigilância já realizado na instituição. Para a médica infectologista do CRER, Adriana Oliveira Guilarde, esta ferramenta tem muito a contribuir com as atividades da SECIH, pois: “a proposta é ter mais tempo para avaliação dos dados, uma vez que o levantamento das informações está automatizado. É um meio de otimizar recursos e tempo na organização. E isto, claro, se reflete na produção e divulgação científica na instituição, porque pelos reflexos dos documentos e relatórios produzidos, há um contingente de pesquisas que podem resultar dessa ação”, elucida.

O analista da Tecnologia da Informação, que compõe a equipe do projeto, ​Gladson Amaro Artiaga Padilha, esclarece que este sistema otimiza o trabalho e a rotina, baseando a produção de relatórios e planilhas. Para ele, “a partir da automatização do mapeamento dos perfis de infecções hospitalares, há maior concentração de recursos na elaboração de políticas e ações de contingenciamento”, esclarece.