Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Agir


Os desafios da gestão estratégica


9 de dezembro de 2020



Quando falamos de metas, objetivos e propósito sempre nos vem em mente várias opções, como ter a casa própria, trocar de carro, realizar aquela viagem dos sonhos ou até mesmo conquistar o tão esperado cargo. Mas e quando falamos sobre essas situações para uma instituição? Para que uma empresa se mantenha ativa no mercado e conquiste os resultados esperados é preciso ter planejamento, e este está inserido na Gestão Estratégica. Todo negócio precisa ter seu gerenciamento de recursos e, assim, alcançar seus objetivos e metas.

Essa Gestão Estratégica empresarial envolve definição de objetivos, análise do mercado e concorrência, definição e avaliação de estratégias, implantação de processos de melhoria contínua e acompanhamento e monitoramento de resultados. Tendo esse processo bem definido a equipe pode identificar o posicionamento da empresa e até mesmo de que forma seu público se comporta diante dela, podendo assim agir de maneira mais assertiva.

O processo da Gestão Estratégica envolve  várias tomadas de decisão, que por sua vez, necessitam de  análises preliminares. Com um relatório detalhado de indicadores a equipe conseguirá, além de analisar as principais forças e fraquezas internas e externas, também formular, executar e avaliar planos de ação.

É válido ressaltar que o planejamento estratégico é a base de tudo dentro de uma empresa, pois com ele são definidas as estratégias com foco a curto, médio e longo prazo. Esse planejamento precisa estar alinhado com a gestão estratégica, que se refere à implementação, análise e monitoramento de ações estratégicas que devem ser norteadas pela missão, objetivos, propósito,  valores e visão da instituição.

Portanto, para o sucesso de uma empresa, é necessário planejar para  agir, definindo metas e objetivos a serem conquistados ao longo do tempo. Além disso, uma gestão estratégica eficaz contribui para uma maior conscientização de responsabilidades entre os colaboradores, direcionando as ações de forma clara e ajudando a promover mudanças e superar obstáculos.