Hugol migra prontuário eletrônico para a nuvem
O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), teve sua base do sistema de prontuário eletrônico migrado para a nuvem. O hospital passa a ser referência para as demais unidades, sendo o marco zero no projeto da SES-GO com o objetivo de implantar na saúde pública do Estado a concepção de padronização dos processos tendo a tecnologia como propulsora da transformação. Isso ocorrerá por meio de um prontuário do paciente eletrônico e unificado, permitindo aos profissionais de saúde que atendem nas unidades estaduais de saúde, acesso à história do paciente, inseridas em banco de dados e software únicos.
Segundo o Diretor Administrativo e Financeiro do Hugol, Luiz Sampaio, essa evolução do prontuário para a nuvem está inserida no âmbito da interoperabilidade em saúde, uma vez que permitirá interagir equipamentos com informações do paciente com o prontuário eletrônico do paciente em nuvem, garantindo alta disponibilidade da informação. Além disso, essa transição para a nuvem traz outros benefícios, como a melhoria do rendimento e a agilidade no diagnóstico, contribuindo ainda mais com a segurança das informações e com a racionalização de custos assistenciais.
O Hugol já nasceu informatizado e o foco sempre foi agregar valor ao usuário do SUS e aos profissionais que atuam no hospital, mantendo a segurança da assistência e o foco na gestão estratégica. Com o uso do prontuário eletrônico e a integração sistêmica, o paciente é acompanhado pelos profissionais que dispõem das informações necessárias para a continuidade do cuidado.
De acordo com o Gerente de Operações do Hugol, Adriano Barbosa, “a base Hugol sendo definida como marco zero para um Projeto tão desafiador, traduz-se no reconhecimento de uma estratégia efetiva de disseminação da cultura disruptiva, processos enxutos, sustentabilidade econômica e ambiental, assumindo como força motriz a responsabilidade de garantir a operação de todas as atividades que permeiam o hospital”. O gerente conclui informando que os recursos tecnológicos devem ser direcionados para garantir intersecção entre infraestrutura tecnológica e pessoas (profissionais) para ampliar ainda mais resultados que garantam segurança aos usuários do SUS, cumprimento das legislações e alta performance produtiva.
O supervisor de tecnologia da informação do Hugol, Allan Braga, conta que durante a transição o Hugol ficou com o sistema de prontuário eletrônico inoperante para executar essa inovação, que contribuirá para redução de custos com infraestrutura de TI, escalabilidade no uso dos serviços, além de mais agilidade nas mudanças tecnológicas. Neste período, foi ativado um plano de continuidade, envolvendo as equipes administrativas, de apoio e assistenciais para garantir uma transição segura para os usuários.
Saiba mais
Nas principais instituições de saúde de países desenvolvidos, as antigas papeletas de prontuários dos pacientes foram substituídas por sistemas eletrônicos para o registro e o controle dos cuidados dedicados nos atendimentos. O Hugol foi inaugurado em julho de 2015 com o que há de mais moderno em tecnologia da informação, sendo o primeiro hospital público em Goiânia a iniciar suas atividades com o uso do prontuário eletrônico do paciente, com utilização de certificação digital e de soluções mobile para gestão de informações.
A unidade se diferencia por ter dados e processos clínicos, assistenciais, administrativos, financeiros e estratégicos integrados, acesso a informações em tempo real e, com isso, subsídios para uma gestão eficiente e transparente. A utilização do PEP nas instituições de saúde é de grande relevância, essencialmente por eliminar a utilização de grande quantidade de papel e custos com impressões, organização e arquivamento desses documentos, por possibilitar a utilização de um espaço físico de arquivo menor e, o mais relevante, por possibilitar acesso rápido dos profissionais da saúde às informações do paciente, auxiliando para um atendimento eficiente e seguro.
No sistema eletrônico, o profissional médico pode realizar prescrições, evoluções, solicitações de exames, transfusões e outros procedimentos de forma rápida e com segurança, possibilitando também rastreabilidade dos medicamentos e segurança desde a prescrição médica até a dispensação dos medicamentos. A assinatura dos profissionais por meio de certificado digital garante a autenticidade e a segurança das informações, sendo mais um diferencial da instituição.