5 diferenciais do Hugol
O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) completa 5 anos desde sua inauguração em julho de 2015 e por isso fizemos um compilado dos cinco principais diferenciais do maior aparelho de saúde do Estado.
Estrutura e serviços
O hospital tem uma estrutura física de 71.165 m² de área construída e foi dotado de equipamentos e tecnologias modernas. Tem como principais diferenciais o Centro de Referência em Assistência a Queimados, ambulatório para atendimento aos egressos, Unidade de Coleta e Transfusão própria, atendimento a trauma pediátrico e urgências urológicas, Serviço de Hemodinâmica e realiza cirurgias cardíacas de alta complexidade.
Gestão e benchmarking
O Hugol se destaca pela alta performance de gestão e melhoria contínua dos processos, com a estruturação de fluxos eficientes para a garantia da qualidade e segurança do paciente e dos profissionais de saúde. A participação no Projeto Excelência Operacional nas Emergências do SUS, do Ministério da Saúde, com consultoria do Hospital Sírio-Libanês, e a implementação da metodologia Lean fizeram com que o Hugol se tornasse benchmarking para as outras unidades de saúde que integraram o projeto.
Neste sentido, o Hugol também é destaque no projeto Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil, promovido pelo PROADI-SUS e composto por 119 UTIs do país. Por fim, a qualidade dos serviços oferecidos pela unidade foi reconhecida pela Organização Nacional de Acreditação – ONA, resultado da recomendação em visita de certificação realizada em dezembro de 2019, e confirmada com a homologação do certificado “Acreditado Pleno”.
Equipe multidisciplinar especializada
O Hugol conta com especialistas de diversas áreas, trabalhando em conjunto e trocando conhecimentos para oferecer um tratamento multidisciplinar ao paciente, aumentando as probabilidades de um diagnóstico mais assertivo e uma recuperação segura. Ele sustenta-se nos pilares da humanização, da qualidade e da excelência nos processos na perspectiva do cuidado integral, sendo o foco das equipes o desfecho favorável, a prevenção dos agravos e o resgate do máximo potencial funcional dos indivíduos.
As categorias profissionais que compõem a equipe multidisciplinar são: médica, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social, terapia ocupacional, biomedicina, buco-maxilo-facial, psicologia, farmácia, nutrição clínica, além das equipes administrativa e de apoio que contribuem para a efetividade da assistência.
Humanização e cuidado centrado na pessoa
Indo além da assistência aos pacientes de média e alta complexidade, o Hugol promove ações e projetos para proporcionar um cuidado humanizado, “aos que cuidam” e “aos que são cuidados”.
Através da Comissão de Humanização, da Equipe Multiprofissional (Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional) e com apoio das demais áreas da unidade, essas iniciativas compõem ações de prevenção, conscientização, promoção e educação em saúde; iniciativas de valorização aos profissionais; atividades espirituais e ações humanizadas contínuas.
Dentre algumas ações voltadas aos usuários (“aos que são cuidados”) temos: hora do descanso, que consiste em um momento para proporcionar descanso e melhora do sono, com a redução da claridade e dos ruídos; momento de reflexão, oração e interação entre equipe e pacientes; acolhimento da família, para sanar dúvidas, angústias e medos referentes ao adoecer, à internação e ao tratamento; acesso à tecnologia, por meio de tablets, para facilitar a comunicação com familiares; atividades lúdicas e terapêuticas, visita de voluntários culturais e comemoração de aniversários. Comemorações de datas profissionais, momentos terapêuticos, aniversários e canais interativos são exemplos de ações voltadas “aos que cuidam”.
Responsabilidade social
Por um longo período os hospitais foram vistos apenas como instituições voltadas ao tratamento de traumas e doenças e, apesar de essa ainda ser sua essência primordial de atuação, seu papel tomou nova perspectiva: a promoção da saúde, através da conscientização e da prevenção.
Por isso, o Hugol possui três programas institucionais que possibilitam o exercício da responsabilidade social: o PARE! – Prevenção de Acidentes e Reeducação no Trânsito que é um programa de Prevenção, Conscientização e Educação; o Hugol nas Escolas, com foco em conscientizar os alunos dos colégios estaduais da Região Noroeste sobre prevenção de traumas, primeiros socorros e qualidade de vida; e o Hugol na Comunidade, evento anual realizado para ofertar aos moradores da Região Noroeste de Goiânia atividades de educação em saúde, cidadania, responsabilidade social e entretenimento.



