Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HCN


Peça Teatral e Roda de Conversa finalizam a programação Outubro Rosa no HCN


30 de outubro de 2021



Ao longo do mês de outubro, o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), localizado em Uruaçu, promoveu uma série de ações sobre a campanha Outubro Rosa. A programação finalizou nesta semana com uma peça teatral escrita por uma colaboradora, baseada na própria história. Colaboradoras montaram o cenário de um salão de cabeleireiros e, de forma divertida e informativa, falaram de prevenção, mitos e verdades sobre o câncer de mama, com direito a uma paródia incentivando as mulheres a fazerem o autoexame e os exames de rastreamento de diagnóstico.

Duas colaboradoras do HCN deram seus depoimentos sobre a experiência com a doença. Uma delas, já curada e a outra em tratamento. “Com os depoimentos quisemos, além de dar oportunidade para conhecer a história de pessoas próximas, sensibilizar as pessoas para o problema que pode restringir a vida, causar danos físicos e emocionais imensuráveis”, explicou o gerente de Planejamento e Qualidade, Walclair Cavalcante.

A Roda de Conversa contou com a psicóloga da unidade, Ana Letícia Dorneles de Souza, que conversou com a assistente social Raquel Dantas da Silva de Almeida, que contou como sobreviveu à doença, desde a prevenção, os riscos genéticos por conta de casos na família, o diagnóstico, o tratamento (retirada do nódulo, quimioterapia e radioterapia) e as lições de todo esse período. “Agradeço a Deus e a possibilidade de estar contando para vocês sobre minha experiência, porque muitas mulheres não puderam e não vão poder fazer isso”, ressaltou.

Para a psicóloga, o momento foi muito importante para que todos tenham em mente que o câncer de mama acontece e pode ser com alguém do nosso lado. Falar sobre a doença, os caminhos para prevenção diagnóstico e tratamento auxiliam a propagação das informações. “Esperamos que as experiências revividas possam ser compartilhadas com todos que nos rodeiam. Dessa forma já teremos contribuído para diminuição dos casos”, afirmou.

A diretora geral do HCN, Anamaria Arruda encerrou a programação agradecendo o Grupo de Trabalho em Humanização (GTH) e todas as equipes que colaboraram para que a campanha Outubro Rosa tivesse alcançado tantas pessoas. “O hospital decorado e todas as ações serviram para informar e incentivar as mulheres para o autocuidado, e, consequentemente, para priorizar a saúde de si e do próximo. Foi um trabalho louvável que vamos repetir no Novembro Azul, mês de campanha para prevenção do câncer de próstata.”



hcn-post-02-1024x1024.jpg
hcn-post-03.jpg
hcn-post-04-1024x1024.jpg