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Papo Seguro do Hugol orienta sobre metas de segurança do paciente


27 de dezembro de 2019



Visando fortalecer as práticas de segurança do paciente, o Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), criou a ação “Papo Seguro”, em que a equipe multidisciplinar da unidade orienta usuários e acompanhantes sobre os protocolos de Segurança do Paciente implementados no hospital, de forma rotineira e com um aspecto educativo nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

“A segurança do paciente é um tema de importância ímpar durante a permanência dos usuários em uma unidade de saúde. Ao promover um maior engajamento do paciente e dos familiares com o assunto, conseguimos assegurar ainda mais que determinados tipos de acidentes não aconteçam. Percebemos que a abordagem mais descontraída sobre um tópico tão sério acaba tendo uma maior absorção, inclusive solidificando a interação entre equipe e paciente, o que ajuda no tratamento”, relatou Marina Satoshi, Supervisora de Enfermagem da UTI Adulto do Hugol.

Para que a ação seja realizada, foram disponibilizados nas UTIs da unidade potes com assuntos relacionados à Segurança do Paciente: identificação, comunicação efetiva, medicação segurança, cirurgia segura, higienização das mãos e prevenção de queda e lesão por pressão. Ao realizar um procedimento no leito, o colaborador retira do pote uma dessas perguntas, de forma aleatória, orientando o usuário e o acompanhante sobre o assunto e tirando dúvidas.

Laiana Cunha, filha do paciente José Miguel da Cunha, participa da visita estendida da UTI da unidade, em que pode ficar por até 12 horas diárias na companhia do pai. Durante sua estadia, ela presenciou os benefícios da atividade: “O Papo Seguro consegue alertar quem não sabia sobre o tema e reforçar ainda mais as medidas de segurança para aqueles que já sabiam. No meu caso, como já passei em algumas UTIs com meu pai e gosto muito de pesquisar, a ação me ajudou a relembrar pontos importantes. Observei, também, muitos pacientes e acompanhantes que finalmente conseguiram sanar as dúvidas que tinham sobre o assunto”.

Segundo o Gerente de Qualidade do Hugol, J. Antônio Cirino, essa é uma ação focada na melhoria do processo comunicacional entre profissionais de saúde e usuários da unidade, substituindo os assuntos comuns do dia a dia pela discussão da segurança do paciente. “A troca do ‘papo furado’ – conversas acerca de amenidades – pelo ‘papo seguro’ é fundamental para otimizar o tempo de contato verbal da equipe multidisciplinar com os pacientes, oportunizando que ambos aprendam: o profissional precisa entender do tema para falar sobre, e a pessoa assistida será capacitada para tornar-se uma barreira ativa para sua própria segurança”, esclarece Cirino.