Visita estendida do Hugol contribui para a recuperação de pacientes de UTI
Visando uma participação mais colaborativa da família para agregar na humanização do tratamento do paciente de UTI – Unidade de Tratamento Intensivo, a visita estendida do Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), proporciona às famílias a oportunidade de estarem ao lado de seus entes queridos por um período além do horário normal de visitas, contribuindo para uma recuperação mais tranquila.
Ivonilda Lemes é uma das beneficiadas pela atividade e pôde passar muito mais tempo com sua mãe, Erondina Lemes, que se encontra na UTI da unidade. “É uma benção poder ficar com minha mãe quase o dia inteiro, pois não fica nenhuma incerteza sobre a real situação dela, algo que não teríamos se estivéssemos em uma visita padrão. Estando aqui ainda posso ajudar a acalmar minha mãe, como fiz no primeiro dia, quando ela estava muito nervosa e oramos juntas até ela ficar bem. Só tenho a agradecer a todos da equipe pela atenção e carinho que nos têm dado”.
A visita estendida é uma ação do projeto Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil, atualmente abrangendo 120 UTIs no Brasil, promovido pelo PROADI-SUS – Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS e Ministério da Saúde. No Hugol, há a previsão de os visitantes permanecerem na UTI, alternadamente, por até 12 horas por dia (9h às 21h), recebendo suporte educativo por meio de reuniões de orientações e esclarecimentos sobre o funcionamento da dinâmica do serviço, bem como normas e rotinas do local.
“A visita estendida permite que o acompanhante aja como um remédio para o paciente, fazendo um grande bem emocional a ele. Percebemos que a presença de um ente querido diminui a ansiedade, o stress e a depressão do paciente, trazendo inúmeros benefícios para o tratamento”, relatou Fernanda Lima, psicóloga da unidade.



