Hugol promove encontro com vítimas do trânsito
O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), promoveu um encontro com vítimas de acidente de trânsito que foram pacientes na unidade nos últimos meses, nessa segunda-feira, 16, abrindo as atividades da Semana Nacional do Trânsito, que ocorre de 18 a 25 de setembro no país.
Os pacientes e seus familiares participaram de uma dinâmica realizada pelos Terapeutas Ocupacionais, nesse momento representados pelas profissionais Aline Castro, Bruna Silva e Rosilene Souza, equipe responsável pela execução do Programa de Prevenção de Acidentes e Reeducação para o Trânsito – PARE. A ação propiciou uma reflexão sobre a importância da prevenção e do papel de cada um no trânsito. “Foi um ótimo aprendizado, não tinha participado ainda de um momento como esse. Isso dá um alerta importante para todos ficarmos mais espertos. Jamais podemos perder a atenção no trânsito”, relata Vitor Miguel, vítima do trânsito.
Segundo o Diretor Técnico do Hugol, Luiz Arantes Resende, o objetivo desse evento foi reunir as pessoas vítimas de acidentes de trânsito para que contribuam na multiplicação da mensagem de prevenção para a comunidade em que estão inseridos, visto que o testemunho de quem viveu essa experiência tem um grande potencial transformador da sociedade. Dos atendimentos de emergência realizados pelo Hugol, em seus quatro anos de funcionamento, de julho de 2015 a junho de 2019, 23.758 atendimentos foram dedicados a vítimas de acidentes de trânsito, sendo 61% oriundos de ocorrências com motociclistas, 30% com outros veículos e 9% por atropelamento.
Ainda em alusão à Semana Nacional do Trânsito, o Hugol realiza nessa sexta-feira, 20, pela manhã, blitz de conscientização aos motoristas no sinaleiro da Av. Anhanguera, próximo ao hospital.
PARE Pacientes
Desde agosto de 2017, o Hugol realiza ações direcionadas para a conscientização dos pacientes vítimas de acidente de trânsito internados no hospital, como parte do programa de Prevenção de Acidentes e Reeducação para o trânsito – PARE. De lá até junho de 2019 já foram 3.601 pacientes e acompanhantes orientados.
A equipe promove uma avaliação prévia com o paciente, coletando dados para verificar as causas do acidente e as sequelas que foram geradas e, então, o convidam para participar do PARE. Em seguida, profissionais de terapia ocupacional desenvolvem atividades instrutivas para que o paciente e seus acompanhantes possam vir a se tornar condutores mais prudentes e conscientes.



