Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HDS


Melhorias implantadas no HDS após gestão da AGIR no hospital são elogiadas por especialistas da saúde


5 de setembro de 2019



Transformado em hospital após a extinção da política de segregação dos portadores de hanseníase no Brasil, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta – HDS, unidade da SES-GO, passou por profundas mudanças desde que a AGIR assumiu a unidade, em dezembro de 201

Para quem tinha como lembrança do hospital apenas as características do tempo da extinta Colônia Santa Marta, ver a estrutura e o atendimento realizados hoje, causa surpresa.

“Voltar ao HDS depois de tantos anos e ver o que estou vendo aqui me causa surpresa e emoção. Fiquei extremamente feliz em ver a transformação do hospital, não só na sua estrutura física, mas também na qualidade do atendimento dispensado aos pacientes. É outro hospital, outra perspectiva de unidade de saúde”, declarou a médica e professora da faculdade de medicina da UFG, Dra. Cacilda Pedrosa de Oliveira.

A especialista esteve no HDS para ministrar a palestra “Desafios éticos em cuidados paliativos” durante a VI Jornada Científica do hospital. A também palestrante, médica e professora da faculdade de medicina da UFG, Dra. Elisa Franco de Assis Costa, também fez questão de elogiar a transformação do hospital.

“Conheço o HDS desde a época em que existia a Colônia Santa Marta. Há mais de 10 anos não vinha aqui. Hoje fiquei profundamente surpreendida com o resultado do trabalho que está sendo realizado pela nova gestão do HDS. O cuidado com os moradores da extinta Colônia me chamou bastante atenção, vocês primam pela qualidade e pelo bem-estar desses pacientes”, disse.

Desde que a AGIR assumiu a gestão do HDS, em dezembro de 2013, até o fim do primeiro semestre de 2019, o hospital realizou mais de dois milhões de procedimentos. Dentre eles estão atendimentos médicos (218.662), atendimentos multiprofissionais (538.637) e atendimentos odontológicos (52.735).

Colônia Santa Marta
Fundada em 1943, a Colônia Santa Marta era uma instituição criada pelo Governo do Estado para o isolamento e tratamento de pessoas acometidas pela hanseníase. Na época, o local era conhecido como leprosário.