Agir apresenta Programa Operações 4.0, de reestruturação e modernização de processos das unidades, durante Fórum da Saúde promovido pela SES-GO
A Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir) participou do Fórum SES e Parceiros Privados, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, com a prática exitosa “Programa Operações 4.0: Estruturação e modernização da gestão por reengenharia de processos e digitalização da nutrição, higienização, hospitalidade e gestão patrimonial”. O evento foi realizado na última quinta-feira (22/01) na Escola de Saúde Pública de Goiás e contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos.
O Programa Operações 4.0 nasceu de uma necessidade de reestruturação de processos e automatização de algumas etapas manuais. Conforme o Gerente Corporativo de Operações da Agir, Daniel Paiva, que apresentou o painel no evento, o objetivo do programa como um todo é trazer uma automatização frente a questão da higiene, nutrição e no cuidado assistencial, principalmente no que diz respeito ao empoderamento do paciente beira-leito.
Daniel destaca que o programa desenvolvido pela Agir e aplicado nas unidades otimiza o trabalho da equipe assistencial e também beneficia o usuário diretamente. “O usuário consegue ter acesso direto às estruturas de serviços da unidade com comodidade, porque ele pode requisitar beira-leito. No processo a gente também acaba gerando alguns ganhos, porque muitas demandas que não são assistenciais, antes eram demandadas para equipe assistencial. Hoje, o usuário pode demandar beira-leito os serviços, diretamente ao apoio hospitalar, e isso otimiza o processo de cuidado como um todo”, reforça Daniel.
O Programa Operações 4.0 já está ativo no Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) e no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad). “O Crer foi a unidade piloto em que nós emplacamos a hospitalidade digital, que já vem funcionando bem na parte beira-leito. No Hecad já estamos inserindo o programa. O Hugol, HDS e HEJ serão os próximos. Mas a parte estruturante de limpeza e nutrição, em especial refeitório, todas as unidades, exceto HEJ, já receberam”, lembrou o Gerente de Operações da Agir.
